México já conta com portabilidade numérica

O México já tem sua regulamentação para portabilidade numérica de telefone. A Cofetel, agência reguladora do país, divulgou a versão final das regras que permitirão aos consumidores manterem o número de telefone ao trocar de operadora. A iniciativa do governo objetiva estimular a competição no serviço, mas a regulamentação só entrará em vigor no meio do ano.
A Teléfonos de México é a operadora dominante nas telecomunicações mexicanas com o serviço de telefonia fixa. Na área móvel a liderança é da Telcel, controlada pela América Móvil. Nos dois segmentos, Carlos Slim é o investidor que está por trás dos negócios, o mesmo bilionário que controla no Brasil a Embratel, a Claro e a Net.
A Telcel detém 74% dos 64,6 milhões de usuários móveis, enquanto a Telmex fica com mais de 90% das linhas fixas, ou 18,2 milhões de terminais. Por ser dominante, a empresa vem enfrentando a competição que começa a crescer com as empresas de TV a cabo oferecendo triple play, como é chamado o pacote de telefone, TV e acesso em banda larga. Mas a regulamentação mexicana só permitirá que a Telmex explore o serviço de TV quando a operadora oferecer a portabilidade e serviços de interconexão aos concorrentes, o que está planejado para este ano.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!