UIT quer promover federação de laboratórios de testes 5G

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) criou um grupo de trabalho com especialistas em padronização para promover a cooperação entre diferentes "testbeds" de aplicações 5G no mundo.

O trabalho deve compreender tanto laboratórios físicos quanto virtuais que têm atuado na testagem da tecnologia emergente. O grupo focal da UIT terá como uma das metas o desenvolvimento sustentável, a evolução e a federação dos diferentes testbeds.

Segundo a entidade, a participação está aberta a todas as partes interessadas e deve resultar em um conjunto de especificações e aplicações interoperáveis que possam servir como "referência genérica" para trabalhos futuros.

Notícias relacionadas

"Testar certas tecnologias e casos de uso requer um amplo conjunto de componentes e recursos que poucos laboratórios de testes são capazes de hospedar isoladamente, e isso está se tornando especialmente aparente à medida que entramos na era 5G", explicou presidente do grupo focal na UIT e representante da Telecom Italia, Giulio Maggiore.

"Testbeds federados podem tornar open source os resultados dos testes para trazer maior sustentabilidade ao trabalho da indústria e da academia, diminuindo o tempo de lançamento de inovações promissoras no mercado", completou Maggiore.

Segundo o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, estão no roteiro campos "complexos" associados ao 5G, como Internet das Coisas (IoT), big data, computação em nuvem e aprendizado de máquina. A primeira reunião do grupo focal está agendada para 4 a 7 de abril de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!