Fundação Telefônica Vivo lança projeto de curso de Ciência de Dados para ensino médio

A Fundação Telefônica Vivo lançou nesta terça-feira, 21, o projeto Ciência de Dados, voltado à capacitação neste tema para alunos do ensino médio em escolas públicas. O curso é realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação, e o projeto piloto começa com 19 escolas do Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. 

O projeto é parte da iniciativa Pense Grande Tech da Fundação e é realizado parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), que apoia as redes públicas de ensino básico. A ideia é colocar a tecnologia como "instrumento de transformação e contribui com o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes", de acordo com a companhia em comunicado.

O curso tem as modalidades de Técnico, Formação Inicial e Continuada (FICs) e Eletivas.  Como o novo Ensino Médio estabelece uma carga horária de 1.800 horas para estudantes à parte da base nacional comum curricular (BNCC)  e 1.200 horas para "itinerários formativos", como a opção de formação técnica e profissional, que é onde se encaixa o curso da Fundação Telefônica Vivo.  Ela diz que se trata do primeiro currículo técnico de Ciência dos Dados em nível médio no País, e que isso aumentará, em médio prazo, a oferta de jovens capacitados na área.

Notícias relacionadas

A empresa cita estudo recente da consultoria Integration, à pedido da Fundação, que encontrou interesse de 82% dos 500 jovens de escolas públicas entrevistados por cursos técnicos profissionalizantes. Por outro lado, das 70 empresas consultadas, 45% disseram possuir uma ou mais áreas trabalhando com Ciência de Dados, e outras 27% afirmaram ter o desejo de lidar com isso em breve. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!