A expectativa agora é pelo leilão de WiMAX, diz Neotec

Depois que o leilão de terceira geração de telefonia móvel finalmente saiu da fila, outro serviço que espera sua vez é o WiMAX. Após ter se tornado padrão global de 3G, a tecnologia tornou-se estrategicamente mais interessante, pois as operadoras poderão optar por investir nas famílias que evoluíram de CDMA e GSM, ou em WiMAX. A tendência, entretanto, é que as teles em operação façam o investimento acompanhando a rede existente, enquanto quem opera serviços como o de MMDS tendem a optar pelo WiMAX. ?Internet é um fator decisivo de desenvolvimento. Nós precisamos de acesso desesperadamente, e WiMAX é importante não só para competir como também para complementar as outras redes existentes, como cabo, ADSL e 3G?, diz o diretor executivo da Neotec (Associação das Operadoras de Sistemas MMDS), José Luiz Frauendorf.
O executivo explica que o roaming será entre todas as bases tecnológicas existentes, dependendo, logicamente, dos acordos entre as operadoras. O Brasil faz parte do Global Development Committee, uma instituição internacional que estuda o roaming entre países e a harmonização do padrão. A Sprint, dos Estados Unidos, lidera o grupo e convidou o Brasil para contrabalançar as opiniões entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Quanto às regras para a mobilidade do WiMAX, Frauendorf opinou timidamente que quem comprar essas licenças deveria ter obricações em relação à cobertura, porque espectro é um patrimônio do País e deve ser usado adequadamente, desde que seja economicamente viável.?

Notícias relacionadas

Novos players

É possível que o Brasil atraia novos players por ocasião do leilão de WiMAX? Frauendorf é cético em relação a isto, mesmo porque as empresas têm se consolidado para garantir a sobrevivência: ?Não adianta a utopia de dizer que quero dez concorrentes no Brasil. Não tem mercado.? Isto não significa, segundo ele, que a licitação deva ser dirigida para quem já está no mercado; as condições econômicas simplesmente não seriam atrativas para novos investidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!