V.tal assina parcerias para abastecer operações com energia renovável

Energia Solar
Foto: Pexels

A V.tal assinou acordos com as empresas Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis para gerar sua própria energia e abastecer operações através da autoprodução de energia renovável.

Ao todo, serão 10 usinas solares que juntas atingirão capacidade de 947 GWh/ano. Situadas em Minas Gerais e Pernambuco, elas serão construídas para início das operações em 2026.

Segundo a empresa, a energia produzida será suficiente para atender tanto as necessidades de prédios da V.tal espalhados em diferentes regiões do Brasil quanto para suprir data centers da Tecto Data Centers em operação no Rio de Janeiro e em Fortaleza.

Notícias relacionadas

Isso inclui o Mega Lobster, um data center de grande porte cujas obras já começaram em Fortaleza (CE), e outros empreendimentos que serão construídos como parte de um plano de expansão, com investimento inicial de US$ 1 bilhão pela Tecto.

Divisão

No Complexo Solar Draco da Atlas, localizado no município de Arinos (MG), serão gerados 710 GWh/ano. E o Complexo Solar do Agreste da Atiaia, no município de Tacaimbó (PE), será responsável pelos outros 237 GWh/ano.

"A decisão pela autoprodução de energia 100% renovável é estratégica, pois além de contribuir para a sustentabilidade, pilar fundamental da V.tal e da Tecto Data Centers, vai ao encontro das necessidades dos nossos clientes. Eles estão engajados na busca de soluções mais eficientes e sustentáveis para os seus negócios, convergindo em uma visão integrada de ESG e crescimento econômico, principalmente no setor de data centers que é uma matéria-prima relevante no cenário atual de uso da IA e processamento de alto volume de dados", afirmou o CFO da V.tal e da Tecto Data Centers, Bruno Giovenazzi.

Ainda de acordo com a companhia, a energia gerada pelas usinas contribuirá para evitar a emissão de mais de 4 milhões de toneladas de CO2 entre 2026 e 2041.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!