O Grupo TIM (dono da TIM Brasil) anunciou um investimento de cerca de 130 milhões de euros para expandir a oferta de nuvem da TIM Enterprise na Itália, inclusive a partir da construção de um novo data center de última geração no país europeu.
De acordo com a tele, o novo investimento aumentará a capacidade total do grupo para 125 megawatts (MWm). O novo centro de processamento de dados será construído nas proximidades de Roma e deve estar operacional até o final de 2026. Hoje a empresa tem 16 data centers no país.
Em nota, o Grupo TIM afirmou que a nova infraestrutura será conectada à rede fotônica de "ultra-alta velocidade" da empresa, para prover conexão de baixíssima latência com as nuvens regionais "dos maiores hyperscalers do mundo" na Itália. Segundo a empresa, a iniciativa está incluída nas despesas de capital do plano de negócios do biênio 2024-2026, já divulgado ao mercado.
"O novo site será projetado e construído com os mais altos padrões de confiabilidade e segurança (classificação 4). Ele também terá um dos melhores níveis de consumo de água do mundo e será equipado com um sistema de recuperação de água da chuva para não afetar o consumo de água potável da cidade", informou a matriz da TIM.
Ainda segundo a empresa, aproximadamente 88% dos resíduos produzidos durante essa construção serão reciclados. A rede de data centers da TIM Enterprise oferta serviços de cloud e edge computing para empresas, além de ógãos governamentais.