A operadora de telecom Ligga assinou um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a empresa portuguesa Omniflow para desenvolvimento tecnológico de soluções para cidades inteligentes.
Juntas, as empresas pretendem realizar uma prova de conceito em Assaí, no Paraná, que servirá como piloto para soluções avançadas de conectividade e iluminação urbana inteligente no Brasil.
"Essa parceria permitirá que a Ligga traga para o País tecnologias de postes inteligentes, com iluminação alimentada por energia eólica e solar, além da conectividade 5G", explicou em comunicado o diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da operadora, Vitor Menezes.
A tecnologia da parceria – que tem sede em Porto (Portugal) – transforma um poste de luz comum em uma infraestrutura capaz de abrigar diversas aplicações de valor agregado, como pequenas células 5G, infraestrutura de computação em borda (edge computing) e para visão computacional. A solução também promete habilitar redução do consumo de energia e da pegada de carbono.
"A tecnologia da Omniflow [ainda] oferece uma série de funcionalidades, incluindo carregamento de veículos elétricos e monitoramento de pedestres. A prova de conceito em Assaí deve se iniciar ainda este ano, reforçando o nosso compromisso com a sustentabilidade e inovação", completou Menezes, da Ligga.
Segundo a empresa paranaense, a escolha de Assaí para a prova de conceito foi estratégica. Situada a 47 km de Londrina, a cidade de cerca de 13 mil habitantes seria reconhecida como "uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo", contando com infraestrutura 5G, Wi-Fi e uma "baixa barreira operacional para projetos experimentais" que a tornaria um ambiente ideal para testes e expansão futura.
O acordo da Ligga com a Omniflow foi assinado durante o Smart City Expo, realizado neste mês em Barcelona (Espanha). Recentemente, a operadora também firmou um memorando de entendimento com a Huawei, de olho na expansão da cobertura 5G no País.