Integrações verticais trazem benefícios, diz pesquisador da Georgetown University

John Mayo, da Georgetown University

O professor de economia, negócios e políticas públicas na McDonough School of Business da Georgetown University, John Mayo, esteve esta semana no Brasil apresentando a parlamentares e reguladores os resultados de uma análise que econômica que fez sobre o cenário regulatório e concorrencial do mercado de TV por assinatura no Brasil. O estudo, encomendado pela AT&T, mostrou que os processos de integração vertical entre empresas de telecomunicações e empresas e mídia não geram danos ao consumidor. A AT&T, controladora da Sky, tenta ver aprovada no Brasil a compra da Time Warner, já concretizada nos EUA. Aqui, entretanto, a legislação de TV por assinatura tem restrições à propriedade cruzada entre produtores de conteúdos e empresas de telecomunicações. A Anatel ainda analisa a questão, e há diversos projetos de lei no Congresso que buscam reformar a Lei do SeAC para acabar com as restrições.

Segundo John Mayo, as integrações verticais tendem a trazer benefícios, e no caso brasileiro, as restrições impostas pela legislação de TV paga mostram-se excessivas. "Não existe risco a priori de uma integração vertical, e qualquer regulação ex-ante deve ser evitada. A experiência internacional sugere, ao contrário, que os mercados que tiveram integrações verticais estão evoluindo de maneira saudável", disse ele, em um encontro organizado por esta publicação. Para John Mayo, o caso brasileiro é complexo pois reflete uma composição de interesses na época de elaboração da Lei do SeAC, mas políticas baseadas em resultados deveriam levar em conta inicialmente o interesse dos consumidores.

Economia defende mudanças

Notícias relacionadas

A fala de Mayo teve eco na manifestação do Ministério da Economia durante o encontro. Para Samuel Barrichello, assessor técnico da Secretaria de Acompanhamento Econômico, existe hoje, claramente, uma mudança no que era e no que está se tornando o mercado relevante de TV por assinatura. "Há uma efeito disruptivo decorrente da facilidade de distribuição e consumo de conteúdos em qualquer plataforma, e há um quadro de assimetria regulatória. O ônus regulatório tem que ser diminuído, pois o modelo regulatório atual cria um custo maior para quem é operador de TV por assinatura do que os competidores pela Internet. É preciso avaliar a efetividade das políticas que foram aplicadas até aqui e avaliar se elas podem ser revistas. Entendemos que sim", disse. Para Barrichelo, as restrições de propriedade cruzada são um dos dispositivos legais cuja efetividade precisaria ser demonstrada.

Para o professor da Universidade de Brasília, Murilo Ramos, a legislação de TV paga está anacrônica em muitos aspectos e precisaria ser repesada como um todo, e a restrição de propriedade cruzada é um primeiro passo. "O fato de haver 15 projetos em tramitação sobre o mesmo assunto mostra um ambiente disfuncional", diz ele, se referindo à quantidade de projetos de lei em debate no Congresso para tratar da reforma do marco legal da TV paga. "São projetos táticos, não estratégicos, que atendem a interesses específicos sem que se leve em conta o problema como um todo" .

Para o advogado especialista em direito da comunicação, Marcos Bitelli, " segue-se com o modelo anacrônico de querer regular a atividade como eles imaginam que vai ser. O que o Congresso discute é o que está sendo visto no retrovisor", critica, ao comentar alguns projetos de lei que tentam ampliar ao mercado de VoD e streaming as mesmas obrigações existentes na TV paga tradicional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!