Modelo "filé com osso" na venda de frequência vai desaparecer, diz Anatel

O valor das licenças de espectro terá uma nova metodologia de cálculo, que levará em conta o momento de grande perda de atratividade do setor de telecomunicações frente aos serviços OTT (Over-the-top). Segundo o superintendente de Competição da Anatel, Abraão Balbino, o caráter arrecadatório e o modelo "filé com osso" estão com os dias contados e o preço público levará em conta o valor de administração da frequência.

Segundo o superintendente, o modelo antigo foi importante para ampliar a oferta de serviço, mas do ponto de vista de ocupação de gap de infraestrutura o faturamento das áreas atrativas não é suficiente para cobrir as áreas sem resultado econômico.

Mais isso não quer dizer que não haverá obrigações. Para o cálculo, serão avaliados a capacidade, cobertura, população atendida, área geográfica, tempo de outorga e o serviço, fórmula que resultará em um preço mínimo baixo. As metas, segundo Balbino, virão da diferença entre o preço público e o valor de mercado da frequência. "Essa diferença será usada em obrigações para atendimento de políticas públicas", disse.

Notícias relacionadas

A proposta do regulamento do preço público já está no Conselho Diretor da Anatel. Segundo Balbino, a ideia é usar outros tipos de investimentos para reduzir o gap de infraestrutura e modelar a carga tributária em regiões menos competitivas. "O Estado colocar obrigações de investimentos sem indicar fontes de financiamento, contando com o lucro não é mais possível", afirmou.

Balbino foi um dos palestrantes do encontro Tele.Síntese, realizado nesta terça-feira, 21, em Brasília. Segundo ele,  a nova fórmula serve para as renovações sucessiva dos direitos de uso de espectro previstas no PLC 79.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!