Bernardo considera medidas paliativas para celulares estrangeiros não-homologados

A decisão da Anatel de impedir o uso de modelos de aparelhos não homologados no Brasil pode ainda trazer atritos com consumidores e visitantes em roaming. O ministro Paulo Bernardo deixou claro que a intenção é restringir o uso de dispositivos “lesivos ao consumidor”, como no caso de celulares piratas (sem marca ou clones de aparelhos famosos), mas não existe ainda uma solução prática para atender a todos os casos. Quando perguntado sobre o impacto de eventuais desligamentos na base de usuários das teles, ele se limitou a dizer que “a medida é para proteger o consumidor, as operadoras terão de lidar com isso”.

Notícias relacionadas
No entanto, a medida afeta também turistas, que chegarão com dispositivos legítimos, mas também sem homologação da Anatel. Considerando que se espera um grande número de visitas ao Brasil durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, este é um ponto que precisa ser definido. “A pessoa poderá pedir um telefone com um passaporte, vai ser a tendência natural”, acredita Bernardo. Atualmente, por uma questão burocrática, é preciso ter um RG para poder comprar um aparelho ou chip no País, o que torna impossível o processo para estrangeiros. Ele entende, porém, que a medida ainda é muito pouco prática. “É possível, naquele momento, abrirmos exceção para homologar aparelhos temporariamente”, considera, sem explicar como isso seria feito.

A medida que a Anatel e as teles estão elaborando é por meio de um sistema que, através do IMEI (número de identificação de cada aparelho), fica possível saber se o modelo do dispositivo foi homologado ou não. Essa identificação será feita no momento em que o usuário insere o SIMcard. Se o aparelho não é homologado, não ocorrerá a habilitação imediata e o usuário será encaminhado para um atendimento diferenciado pela prestadora, momento em que ele será informado que não poderá usar a rede e orientado a procurar um produto homologado.

A medida funcionará, em um primeiro momento, para novas habilitações e a expectativa é de que os celulares sem homologação que já estejam em funcionamento passem por um processo natural de substituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!