Acordo da Amazon com a Sprint inaugura modelo de negócios

O lançamento do Kindle, dispositivo da Amazon para download de livros, lançado por US$ 399 na última segunda-feira, 19, nos Estados Unidos, inaugura um novo modelo de negócios para as operadoras de rede 3G. A partir de um acordo da Amazon com a Sprint, que cobre os Estados Unidos nacionalmente, os usuários poderão baixar seus livros ? ao custo de US$ 9,99 para cada best seller e assinaturas de jornais por US$ 5,99/mês ? sem ter um contrato ou ter que pagar à operadora pelo tráfego: o preço já está incluído no custo do conteúdo. O serviço trafega na rede sem fio EV-DO da Sprint, que recentemente atualizou a infra-estrutura e planeja investir US$ 5 bilhões em WiMAX.
Segundo a Amazon, o download de um livro dura menos de um minuto porque os arquivos não passam de 500 Kb a 800 Kb em média, dependendo do número de ilustrações. A Amazon está oferecendo inicialmente 90 mil títulos para download, além da assinatura de jornais e blogs, e promete ampliar essa lista gradativamente. Segundo a M:Metrics, hoje apenas 19% de usuários móveis nos EUA fazem downloads de conteúdo como ringtones, games e aplicações.
Analistas apontam que o acordo da Amazon com a Sprint deve aumentar o uso das redes 3G para dados. Destacam ainda que o modelo de negócios de um dispositivo descolado de grandes marcas do mercado móvel – como o iPhone, da Apple, e o Blackberry, da RIM – se diferencia destes por não depender de contrato com a operadora.

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