Compromisso é do Estado, defende Bechara

Para justificar a proposta de decreto que cria a nova interpretação para utilizar os recursos do Fust (o serviço universal de prestação temporária) independentemente do regime de prestação, o consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, afirmou em São Paulo que assim é possível desvincular dos contratos de concessão o uso dos recursos para o provimento de banda larga. ?Queremos que esse dinheiro seja amarrado a contratos de 15, 20 anos? Não queremos?, ponderou o consultor.
Segundo Bechara, o serviço prestado em regime público (STFC) tem ?obrigações de universalização? inerentes às concessionárias. Porém, cabe ao Estado garantir a universalização dos serviços de telecomunicações, sejam eles quais forem. ?Se os serviços prestados em regime público têm a sua universalização garantida pelas obrigações de universalização, os demais são garantidos pelo Estado?, diz ele.
Bechara recorre à Lei Geral de Telecomunicações que imputa ao Estado a responsabilidade de universalização dos serviços de telecomunicações. ?Não está na lei, ?serviços de telecomunicações prestados em regime público?; está 'serviços de telecomunicações', então são todos?, afirma.

Notícias relacionadas
A proposta de decreto que traz essa nova interpretação permite que o Estado contrate os prestadores de serviços sem que o dinheiro passe pelas concessionárias. Bechara também fala sobre esse assunto na seção Canal Aberto da edição de novembro da revista TELETIME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!