CPQD desenvolve chip fotônico de 5×5 milímetros

O projeto "TERANET – Sistemas Ópticos em 1 Tb/s para Internet do Futuro", desenvolvido pelo CPQD, criou um chip fotônico capaz de transmitir grandes volumes de dados pela fibra óptica.

O chip possui 5×5 milímetros e foi projetado usando inteligência artificial e algoritmos de otimização. Ele é capaz de transmitir dados em velocidades de até 1,2 Tb/s por canal óptico.

"Fizemos todo o desenho e projeto do chip fotônico no próprio CPQD. Todos os componentes básicos para gerar e receber sinais ópticos modulados em alta velocidade estão nesse chip que, apesar do tamanho reduzido, tem elevada capacidade de transmissão", explicou o coordenador de PD&I em Comunicações Ópticas e Quânticas do CPQD, Tiago Sutili.

Notícias relacionadas

Ele destaca ainda que o CPQD desenvolveu também o protótipo da placa de circuito impresso em que o chip fotônico é inserido, que resultou em um transponder óptico (equipamento transmissor/receptor de sinais) funcional. A validação dos protótipos foi realizada no laboratório de sistemas de comunicação óptica do CPQD.

Teranet

O projeto TERANET, iniciado em 2018, foi realizado com apoio de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério das Comunicações, e da Finep. O projeto envolveu o desenvolvimento de algoritmos, técnicas de processamento de sinais, amplificação óptica e dispositivos em fotônica integrada.

Para o gerente de Soluções de Infraestrutura de Conectividade do CPQD, Rafael Figueiredo, as tecnologias desenvolvidas no TERANET permitirão aumentar o desempenho e a capacidade das redes ópticas, suportando a demanda crescente de redes 5G e 6G, além de novas aplicações como streaming, realidade virtual e aumentada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!