MCom entende que superintendente substituto presidirá Anatel temporariamente

Foto: kzd/Pixabay

A área jurídica do Ministério das Comunicações entende que, caso não haja um nome aprovado pelo Senado para assumir a presidência da Anatel  a partir do dia 4 de novembro, quando termina o mandato de Leonardo Euler, o conselheiro-presidente da agência será o substituto automático previsto na lista de suplentes, ou seja, Raphael Garcia de Souza. Este entendimento está baseado em um parecer vinculante da Advocacia Geral da União sobre um caso relacionado a outra agência reguladora, mas que se aplicaria nesse caso.

Raphael Garcia, que é o atual superintendente de gestão interna da Anatel, assumirá temporariamente não só a vaga aberta no conselho como também na condição de presidente, no entendimento do ministério. O conselheiro Emmanoel Campelo, que hoje é vice-presidente da agência, substituiria Leonardo Euler apenas nas suas ausências eventuais, o que não é o caso considerando o final do mandato, segundo a análise do Ministério das Comunicações.

A designação de Campelo para a posição de vice-presidente é feita por portaria do próprio presidente da Anatel Leonardo Euler. Não seria lógico, por esse entendimento, que Euler designasse seu substituto depois do fim do seu mandato.

Notícias relacionadas

Segundo apurou TELETIME, o Ministério das Comunicações ainda não encaminhou ao presidente Jair Bolsonaro sua indicação para o próximo conselheiro, mas isso deve acontecer até o dia 4 de novembro. Obviamente, não há mais a expectativa de que o Senado faça a sabatina a tempo do dia 4 de novembro e o ministério já tem como certo que haverá um conselheiro temporário no colegiado da Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!