Publicidade
Início Newsletter Em balanço de gestão, Euler destaca avanços institucionais do setor

Em balanço de gestão, Euler destaca avanços institucionais do setor

Presidente da Anatel, Leonardo Euler, durante Seminário da TelComp

O presidente da Anatel, Leonardo Euler, aproveitou a realização da última reunião do conselho sob seu comando para fazer um balanço de sua gestão, que se encerra no próximo dia 4 de novembro. Euler é presidente da Anatel desde novembro de 2018, e destacou que ao longo do período em que esteve à frente da agência o setor passou por mudanças importantes, começando pelo marco legal.

Euler lembrou que logo no início do seu mandato encaminhou ao Congresso Nacional, tanto Câmara quanto Senado, correspondências indicando a necessidade de reformas nos marcos legais das concessões, Fundo de Universalização e SeAC. Segundo Euler, foi possível avançar nesse período com a conclusão do debate que levou à Lei 13.879/2019 (novo modelo), a nova Lei do Fust e a desoneração do Fistel para estações V-Sat. “Foram avanços institucionais importantes para o setor que tiveram a contribuição da Anatel”, disse.

Ele também apontou como feitos de sua gestão ou atuações de destaque da agência a participação da Anatel como Amicus Curiae do processo que pacificou o entendimento sobre a gratuidade dos direitos de passagem no Supremo, no começo do ano.

Notícias relacionadas

Outro ponto destacado por Euler foi o avanço nos modelos sancionadores, com a celebração dos TACs com a TIM (R$ 600 milhões) e Algar (R$ 40 milhões) e o início da prática de aplicações de obrigações de fazer como penas alternativas a multas. Também destacou o trabalho da Anatel de criar um ambiente normativo baseado em regulação responsiva e o “Não me Perturbe”, como um primeiro esforço de cooperação com um modelo autorregulado. 

Euler também comemorou a aprovação do Regulamento de Segurança Cibernética da agência e as ações de apreensão de equipamentos clandestinos, no esforço da Anatel de combate à pirataria.

Outra regulamentação importante destacada por Euler em sua gestão foi a liberação de espectro não-licenciado para o WiFi 6, e o avanço na regulamentação de qualidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile