Área técnica da Anatel defende remédios para anuência da venda da Oi Móvel

Na audiência pública que discutiu a venda a Oi Móvel para as operadoras Claro, TIM e Vivo, que aconteceu nesta quinta-feira, 21, na Câmara dos Deputados, a superintendente de competição substituta da Anatel, Priscila Evangelista, disse que a área técnica da agência apresentou três remédios que serão discutidos pelo conselho diretor para permitir a aprovação da operação, que está sob análise também do Cade. São eles: a manutenção de oferta de rede virtual (MVNO); a oferta de roaming para prestadores de pequeno porte e; o compromisso voluntário de uso efetivo do espectro.

Segundo Evangelista, o processo se encontra atualmente na Procuradoria Federal Especializada (PFE) da agência, e na sequência seguirá para avaliação do Conselho Diretor da agência. Segundo apurou este noticiário, a expectativa é que o tema volte da PFE para a superintendência até a próxima semana e, feitos os ajustes, o tema vai ao conselho, porém a próxima reunião ordinária acontecerá apenas no dia 25 de novembro. Como esse tema é muito grande para ser decidido por circuito deliberativo, e uma sessão extraordinária apenas para esse caso teria que ter um argumento de urgência, o mais provável é que o tema seja de fato deliberado apenas nas últimas reuniões do ano (além do dia 25 de novembro, a Anatel se reúne dia 16 de dezembro).

Na audiência, a representante da Anatel destacou que o mercado do serviço móvel não seria concentrado e que a saída da Oi não traria alterações drásticas para o segmento. "A Oi tem 50% a menos sites que a média setorial, comparando com outras operadoras. E isso pode ser um complicador para a chegada do 5G", afirmou Evangelista na audiência pública.

Notícias relacionadas

A superintendente destacou que a agência tem se preocupado com operação e um dos principais motivos para isso é a garantia de que pequenos prestadores terão boas condições para entrar no segmento móvel. Segundo ela, nesse ponto, a Oi é a operadora que melhor mantém condições para as MVNOs e PPPs.

Além da Anatel, a venda da Oi Móvel está ainda sob análise do Cade, e a expectativa é que seja levado a votação em novembro.

Processo transparente

Na audiência, os representantes das operadoras TIM, Claro e Vivo, empresas que adquiriram a Oi Móvel, defenderam que todo o processo de aquisição está sendo transparente, respeitando a legislação brasileira e seguindo as decisões da Assembleia Geral de Credores (AGC) da empresa e da Justiça do Rio de Janeiro. (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!