Phoenix Tower: rede neutra ainda tem desafios regulatórios e de mercado

Luciene Pandolfo, VP Executiva e general counsel da Pheonix Tower Brasil

A figura de um provedor de infraestrutura ainda é uma novidade no mercado no Brasil. De acordo com Luciene Pandolfo, VP Executiva e general counsel da Pheonix Tower Brasil, mesmo depois de dois anos da criação da unidade de fibra, a Phoenix Fiber, a empresa ainda enfrenta dificuldades regulatórias. Isso porque o conceito de uma empresa de atacado, atuando como rede neutra, ainda é novo e exige adaptações de quem regula e de quem é regulado. 

Pandolfo diz que, mesmo que a Anatel tenha uma política pró-compartilhamento, o contexto era somente para prestadoras de serviços de telecomunicações e entes regulados. "Não se enxergava a figura independente de mero investidor de infraestrutura passiva", destacou.

"Encontramos dificuldade na morosidade da aprovação de processos, muito em função do despreparo do mercado para receber essas novas infraestrutura e o conceito de compartilhamento", declarou Pandolfo durante workshop da Anatel nesta quarta-feira, 21. "Muitas vezes ouvi que não conseguia aprovar um projeto porque o poste já tinha mais de cinco pontos de fixação, mesmo que não fossem regulares."

Notícias relacionadas

Outra barreira foi quando a companhia precisou obter licença de serviço de comunicação multimídia (SCM), mesmo que não preste esse serviço. Segundo a executiva, isso ocorreu "para viabilizar a contratação junto a detentoras de postes de energia elétrica, para passar cabo aéreo". 

Infraestrutura

Para Phoenix Tower, compartilhamento de infraestrutura traz benefícios para o mercado

A Phoenix Tower tem por trás a investidora norte-americana Blackstone. O modelo seguido é o da Europa, onde há exemplos como a Deutsche Glasfaser na Alemanha; OpenFiber na Itália; CityFibre no Reino Unido; DSTelecom em Portugal; e Siro, na Irlanda. A demanda 

Atualmente, a empresa tem no Brasil 2.330 sites, e recentemente adquiriu a K2 Tower, focada em small cells. Já a unidade Phoenix Fiber já conta com 170 mil homes passed em 11 cidades, com uma rede de 1,6 mil km de fibra. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!