Morre senador Arolde de Oliveira, atuante parlamentar no setor de comunicações

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Morreu nesta quarta-feira, 21, o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), vítima de falência múltipla de órgãos ocasionada pela Covid-19. O senador recentemente relatou o PL 3832/2019, do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) que propõe acabar com as restrições da propriedade cruzada na TV por assinatura ao retirar os artigos 5 e 6 da Lei 12.485/2011 (Lei do SeAC). Mas sua atuação em temas relacionados ao setor de telecomunicações é antiga. Em 1998, ainda como deputado federal, foi presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, e em 1997 participou ativamente da discussão sobre a Lei Geral de Telecomunicações e sobre o processo de privatização. Chegou a ser cogitado a relatar o projeto da LGT, mas algumas divergências em relação ao projeto do governo o deixaram de fora do processo.

Em 2019 Arolde de Oliveira atuou nos debates sobre o marco legal da TV paga. No seu último relatório propôs a exclusão do campo de aplicação da lei o provimento de conteúdo audiovisual sob qualquer forma sob aplicações de Internet. Arolde disse que o modelo de TV por assinatura existente hoje está com os dias contados. Na época, o parlamentar entendia que era preciso retirar as restrições que existem no art. 5º e 6º da lei 12.485/2011, ou Lei do SeAC. As restrições são restrições impedem que grupos que operem serviços de telecomunicações produzam conteúdos e vice-versa. Sua última participação pública de um debate sobre o tema foi n o Seminário Políticas de (Tele)Comunicações, organizado pela TELETIME em fevereiro, ainda antes da pandemia.

Com a morte do senador, assume seu lugar o primeiro suplente o advogado Carlos Francisco Portinho. Portinho foi ex-secretário municipal de habitação do Rio de Janeiro e ex-secretário de Meio Ambiente do governo estadual carioca.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!