Operadora da Suiça é a primeira europeia a utilizar G.fast comercialmente

Par de cobre

A operadora suíça Swisscom se tornou a primeira europeia a lançar a tecnologia G.fast comercialmente. Como parte de sua estratégia de banda larga fixa usando "fibra até a rua" (FTTS), a empresa anunciou nesta semana que usará a técnica para aproveitar a infraestrutura legada de cobre em distâncias de até 200 m da fibra, permitindo velocidades de até 500 Mbps. A empresa diz que desde setembro tem instalado equipamentos de 16 portas compatíveis com o padrão. A ideia é, em 2017, utilizar também hardware de 48 portas, além de levar a fibra até os prédios (FTTB). A companhia utiliza ainda fibra até o armário com vectoring (FTTC) e até a residência (FTTH).

De acordo com o blog da União Internacional de Telecomunicações (UIT), a Swisscom prevê encerrar 2017 com 100 mil conexões com G.fast. A implantação acontece quatro anos após acordo da operadora suíça com a fornecedora chinesa Huawei, com quem estabeleceu os primeiros pilotos com a tecnologia, ainda em 2015.

O padrão utiliza aspectos tanto da fibra quanto do DSL para entregar banda larga com maiores velocidades em cima da infraestrutura tradicional de cobre, operando com fibra até o ponto de distribuição. No acesso metálico, ela utiliza ainda frequências mais altas para alcançar maior capacidade. Teoricamente, a tecnologia pode chegar até 1 Gbps utilizando essas linhas de telefonia antiga em distâncias de até 400 m em relação à fibra.

Notícias relacionadas

No Brasil, a primeira operadora a utilizar o G.fast foi a Oi, que anunciou implantações no começo deste ano no Rio de Janeiro. A primeira rede comercial com o padrão no mundo foi lançada em Taiwan, em setembro de 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!