Veneza recebe rede Wi-Fi gratuita para moradores e empresas

A ABB, empresa de energia e automação, implantou uma rede de banda larga sem fio na cidade de Veneza, na Itália. O contrato firmado com o município garante o acesso gratuito à Internet para moradores e empresas, e cobra uma pequena taxa para o acesso dos turistas.

A rede possui nós fixos e móveis e, segundo a empresa, pode lidar com mais de 200 GB de dados e 40 mil assinantes por dia. Para construí-la, foram necessários 200 roteadores sem fio com tecnologia Mesh instalados com proteções discretas pela cidade. A solução alterna automaticamente entre as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz para que seja possível garantir o sinal em ruas estreitas e sinuosas. Também foram implantados roteadores que fornecem roaming aos usuários de ônibus aquáticos.

O projeto é parte da iniciativa Free ItaliaWiFi, cujo objetivo é criar uma área nacional de redes gratuitas de banda larga sem fio. Os primeiros locais a adotarem a iniciativa foram Roma, Veneza e Sardenha. Atualmente, o projeto possui 41 redes, 2.130 hotspots Wi-Fi e 427 mil membros no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.