Marco Civil: debate revela falta de consenso dentro do PT

Não há consenso entre os parlamentares do PT sobre o projeto de lei do Marco Civil da Internet, que precisa ser votado em caráter de urgência na Câmara dos Deputados até o dia 28. Isso ficou claro durante workshop promovido pela Futurecom nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro: enquanto o deputado federal Jorge Bittar (PT-RJ) propôs um texto mais simples e conciso, deixando a cargo da Anatel os detalhes da regulamentação, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) quer acrescentar pontos que entende terem ficado de fora do projeto de lei de autoria de um terceiro parlamentar do mesmo partido, o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ).

Notícias relacionadas
"O texto entrou num nível de detalhamento que, a meu ver, seria desnecessário para uma lei. Deveria-se delegar ao agente regulador, no caso, a Anatel, os detalhes, ouvindo, claro, o CGI (Comitê Gestor da Internet)", disse Bittar. Ele entende que isso permitiria eventuais revisões da regulamentação no futuro, conforme a Internet evolui. Entre os pontos que gostaria de mudar no texto que será avaliado pela Câmara, o deputado destaca o artigo que trata da neutralidade da rede. Do jeito que está escrito, Bittar compreende que a lei impediria as operadoras de oferecerem planos de dados com limite de franquia para usuários pré-pagos, pois o bloqueio ao se esgotar a franquia seria ilegal. "Precisamos melhorar a redação do texto. Eu preferiria um texto mais simplificado e que remetesse à Anatel", resumiu.

O senador Walter Pinheiro, por sua vez, acha necessário acrescentar outros pontos ao projeto de lei. Ele é a favor de que a lei trate também da privacidade na rede e da segurança dos dados. "Não pode ser uma mera carta de intenções. Tem que disciplinar serviços de Internet e assegurar direitos", disse o senador.

Abranet e SindiTelebrasil

Presente no debate, o presidente da Abranet, Eduardo Neger, defendeu a inclusão da neutralidade de rede no projeto de lei: "Neutralidade não significa não ter franquias de dados ou velocidades diferentes. Estamos falando de conteúdo. Seria como se os Correios olhassem o conteúdo de uma carta e decidissem o prazo de entrega em função disso." Representando as operadoras, o diretor executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, respondeu: "Não queremos ler o conteúdo de nada, nem discriminar ninguém dentro da rede".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!