Transportadora ganha eficiência com aplicações no celular

A Patrus, uma transportadora com forte atuação no Sudeste e Nordeste do País, viu sua produtividade aumentar sensivelmente nos últimos quatro meses desde que adotou uma solução baseada em telefones móveis para despacho e acompanhamento de ordens de serviço. Até então, os motoristas da empresa recebiam as ordens de entrega todo dia de manhã em guias impressas. As informações sobre cada entrega eram escritas à mão pelos próprios motoristas nos canhotos das guias, que eram devolvidos no fim do dia na sede da empresa onde eram digitados. Somente no dia seguinte era possível verificar no sistema como foram as entregas do dia anterior.
Com a aplicação móvel, desenvolvida pela Compera nTime, os motoristas passaram a receber as ordens de serviço e o roteiro de entrega em seus celulares, graças a um aplicativo Java que foi instalado neles. Através desse mesmo aplicativo, o motorista informa o status de cada entrega ao longo do dia, mantendo o sistema da empresa atualizado em tempo real.
O investimento para implementação da solução foi baixo: R$ 25 mil. E o custo operacional mensal é de R$ 42 por aparelho, pagos à Compera nTime (não inclui o custo de tráfego de dados com as operadoras, que gira em torno de R$ 5). Segundo a Patrus, o custo da solução por entrega é de apenas R$ 0,18, mais baixo até que o envio de um SMS. O retorno financeiro virá no quinto mês após a implementação do sistema. E os resultados no dia a dia já foram sentidos: aumento na quantidade de entregas, antecipação de problemas (cliente agora é informado rapidamente em caso de atraso) e maior controle sobre o andamento das entregas.

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O case da Patrus foi apresentado pelo responsável por aplicações corporativas na Compera nTime, Fábio Póvoa, nesta terça-feira, 21, durante a abertura do 1º Fórum Mobile+, em São Paulo. O evento é organizado pelas revistas TELETIME e TI INSIDE.

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