Publicidade
Início Newsletter Presidente da TIM defende regras simples para operadoras e OTTs

Presidente da TIM defende regras simples para operadoras e OTTs

Presidente da TIM, Pietro Labriola, durante Painel Telebrasil 2021

[Publicado originalmente no Mobile Time] Pietro Labriola, presidente da Conexis e CEO da TIM, defendeu a flexibilização de regras para as empresas de telecomunicações. Em sua fala durante o segundo dia do Painel Telebrasil nesta terça-feira, 21, o executivo comparou as obrigações das operadoras com as regras para as OTTs e questionou se não seria melhor reduzir essas regras para as companhias de telecom ao invés de elevar as das over-the-top. Para Labriola, antes, as leis eram feitas olhando para o passado e hoje isso não é mais possível. É preciso definir um novo modelo.

“Nós temos muitas regras. Obrigações de ter um contrato em papel. Netflix, WhatsApp não têm. Temos obrigação de atendimento humano com níveis de qualidade. Se o cliente não gosta, pode enviar uma mensagem para a Anatel. Juntos (operadoras, Anatel, MCom), temos que ter uma mesa intersetorial para saber quais são as regras para o futuro, onde termina a responsabilidade das operadoras e onde começam as das OTTs. Não quero colocar mais regras para todos. Talvez seja melhor reduzir. Acho correto colocar as mesmas regras para todos nós (operadoras e OTTs). É uma reflexão que temos que colocar todos juntos porque o mundo está mudando”, resumiu Labriola.

O CEO da TIM lembrou ainda que, em um passado não muito distante, na implementação da tecnologia 2G, ou seja, em 2010, quando o cliente não conseguia fazer uma ligação, a responsabilidade era das operadoras. Hoje, com as mudanças tecnológicas, a telefonia mudou e uma ligação pode não ser de responsabilidade das operadoras. “Hoje o mundo é mais complexo e estamos transportando dados. Não sabemos o que está do outro lado e o problema pode estar no aplicativo. Mas, se o usuário tem dificuldades em fazer uma ligação pelo WhatsApp, ele liga para a operadora para reclamar”, exemplificou.

Notícias relacionadas

Inovação nas empresas

Labriola explicou que, em sua visão, a tecnologia de quinta geração móvel é uma plataforma habilitadora e que ela permitirá que a inovação volte para dentro das empresas. E explicou: “Quando tinha 18 anos via que a inovação estava dentro das empresas. Você encontrava a melhor impressora, os melhores computadores lá dentro. Depois, os elementos mais inovadores passaram a estar dentro da casa das pessoas. Com a chegada do 5G, as empresas terão essa plataforma habilitadora que permitirá a inovação de volta às empresas. Mas, para isso, é preciso priorizar a infraestrutura”.

O executivo também elogiou mais uma vez a forma como o leilão foi construído, na modalidade não arrecadatória. “Sem as operadoras desenvolverem uma infraestrutura não tem como ter carro autônomo, cirurgia a distância. O (Hospital) Einstein não vai desenvolver uma telemedicina sem infraestrutura. Essa modalidade de leilão prioriza a construção da rede”, resumiu.

O 5G permitirá que empresas e startups desenvolvam novos modelos de negócio. “E por isso é importante valorizar a infraestrutura e não a maximização dos preços. A digitalização e a inclusão vão chegar com o móvel e com o 5G. O 5G é uma plataforma habilitadora que vai habilitar novos modelos de negócio”, explicou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile