PPPs devem mirar compartilhamento para reduzir custos no 5G

[Publicado originalmente no Mobile Time] A entrada das pequenas provedoras (PPPs) no leilão do 5G ainda é incerta em modelo de negócio e financiamento. Executivos que participaram do Painel Telebrasil 2021 nesta terça-feira, 21, indicaram alguns meios de entrada e de mitigação de custos, como o compartilhamento de infraestrutura.

"Se você tem uma gama de ativos que ajuda na interoperabilidade, de forma ativa mais que passiva, isso é viável para financiar a forma de participação e ajuda em uma maior conectividade. Juntar uma gama de ativos, próprios ou terceiros, é um provocador dos financiamentos", disse Valder Nogueira, managing director do Santander.

Para Felipe Matsunaga, sócio da EB Capital (que tem investimentos em operadoras como a Sumicity), é "fundamental que as PPPs participem do leilão", pois essas empresas estimulariam a competição com os grandes players.

Notícias relacionadas

Matsunaga explica ainda que a maneira como pretendem entrar no certame será fazendo proposta em lotes regionais (sozinhos ou em parceria com outro ISP) ou por meio de rede neutra. Contudo, o executivo acredita que esse segmento pode ter dificuldade de entrar pelo conjunto do investimento, como infraestrutura de rede.

"A dificuldade das PPPs é a alavancagem. Tem um Capex muito grande para ser feito pelas PPPs, não é só espectro. O poder de fogo é menor", resumiu.

Na parte de rede neutra, a Highline Brasil tem em sua estratégia a proposta de comercializar a capacidade da rede móvel 5G no atacado. O diretor da empresa, Luis Minoru Shibata, reafirmou que há a intenção de participar do leilão, mas reiterou que isso só ocorreria com a certeza das regras após a aprovação do edital. (Colaborou Bruno do Amaral, do Teletime)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!