Inventário de redes permitiria aproveitar fibras apagadas, diz analista do Santander

Valder Nogueira, do Santander

[Publicado originalmente no Mobile Time] O managing director do fundo de investimentos do Santander, Valder Nogueira, defendeu uma concentração de esforços para a criação de um "inventário" de rede de fibra em vez de criar regulações para cobrir as necessidades atuais. Durante o Painel Telebrasil 2021 nesta terça-feira, 21, o executivo do banco afirmou que isso auxiliará a levar redes a regiões do País que não estão conectadas atualmente.

"Não tem um inventário do que existe (em redes). Concentraria esforços em fazer esse mapeamento, no lugar de fazer regulamentação nova. Petrobras tem fibra apagada, Eletrobrás também. Por que a gente não usa isso? Algumas dessas infraestruturas são boas", disse Nogueira. "Nós que ajudamos na alocação do capital (para o setor de telecom) queremos entender o que tem disponível e como podemos ajudar", afirmou.

Felipe Matsunaga, sócio da EB Capital, acredita que o cenário mudará apenas com a "alocação de capital eficiente", ou seja, ao não duplicar rotas existentes: "Isso funcionará também para o 5G. Tem que ter rotas e dados", completou. "É burrice duplicar rede, não usar o que existe. Por mais que o capital seja abundante para projetos, ele é finito", concluiu Nogueira.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!