Publicidade
Início Newsletter Embaixador e ministro conselheiro comentam iniciativas para aproximar digitalmente o Brasil da...

Embaixador e ministro conselheiro comentam iniciativas para aproximar digitalmente o Brasil da UE

Chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybanez; Ministro Conselheiro para o Mercado Digital, Carlos Oliveira; e o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari

O Chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybanez e o Ministro Conselheiro para o Mercado Digital, Carlos Oliveira, debateram nesta terça, 21, durante o Painel Telebrasil 2021, com Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, as medidas que vêm sendo tomada para aproximar as regiões e potencializar os benefícios oriundos da transformação digital.

Ferrari iniciou o debate enaltecendo a parceria com a União Europeia e destacou a importância da agenda digital para a Europa e como ela se insere no contexto de recuperação econômica. Em seguida, comentou sobre a necessidade de retomar a parceria firmada há anos entre os europeus e a Telebrasil. “Os laços de união são muito fortes”, afirmou. Questões que envolvem segurança e dados também foram ressaltadas como cada vez mais fundamentais nesse processo.

O Embaixador Ignacio Ybanez falou sobre os desafios sanitários e econômicos oriundos da pandemia e apontou as prioridades da União Europeia para os próximos anos: as transformações verde e a digital, que evolvem a reconstrução da economia, sem a repetição de erros do passado. “Precisamos olhar cada vez mais para América Latina e para o Brasil como parceiros. Compartilhamos cultura, história e valores como a democracia e o respeito aos direitos humanos”, disse. Ressaltou também a importância que a iniciativa privada exerce nas respectivas localidades.

Notícias relacionadas

Ainda segundo Ybanez, a cooperação deverá manter práticas já existentes no passado no âmbito científico e da tecnologia e ressaltou o interesse de desenvolver o memorando de entendimentos para gerar atuações mais intensas no futuro. “O cabo submarino é um bom exemplo. Já não precisamos mais ir até os Estados Unidos para nos conectarmos e isso é fruto de esforços dos setores privado e dos Governos”, explicou. Finalizou falando de uma iniciativa que será lançada para reunir esforços da União Europeia e do Brasil na esfera da transformação digital e que será baseada em três pilares: normas e regulamentação; conectividade; e pesquisa e desenvolvimento industrial.

Carlos Oliveira comentou sobre a preocupação global existente no que se refere às regulações que envolvem as plataformas digitais. “Todos os países têm a necessidade de estabelecer regras que permitam uma concorrência sadia, em que todos os atores estejam em condições justas”, explicou. Ele salientou a importância de salvaguardar o interesse coletivo e que isso inclui o cuidado com a gestão de dados pessoais.

Por fim, Oliveira abordou a importância da discussão que envolve as grandes empresas globais, que atuam sem fronteiras mundo afora. “É preciso que as regulamentações não sejam restritas à União Europeia, mas que também sejam discutidas com nossos parceiros, incluindo o Brasil e entidades multilaterais, como a OCDE e o G20”, completou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile