Comissária da UE defende parceria com o Brasil para transformação digital

A vice-presidente da Agenda Digital da União Europeia, comissária Margrethe Vestager, participou nesta terça, 21, do segundo dia do Painel Telebrasil 2021. A comissária destacou o papel que a economia digital tem nos planos de recuperação da Europa e comentou sobre os impactos que a transformação digital traz para as economias e os elos de cooperação que são criados entre os diversos parceiros que possuam interesses compartilhados. "Podemos apoiar uns aos outros, aprender e trabalhar em prol de objetivos em comum, por meio de uma transformação digital que seja positiva a todos", afirmou.

Segundo Vestager, o plano de recuperação da União Europeia passa necessariamente pela digitalização e que, serão investidos no mínimo 150 bilhões de euros, que representam 20% do plano, para a transição das economias. "Vamos modernizar a administração pública, melhorar a capacidade de dados em nuvem e implantação de banda larga de alta velocidade", disse. De acordo com ela, existe a convicção de que a recuperação econômica do mundo pós-Covid não pode trazer de volta hábitos da chamada velha economia global.

Margrethe também salientou a necessidade de eliminar a exclusão digital e disse acreditar em uma parceria com o Brasil em direção à economia de dados. Para isso, alerta, é preciso haver uma infraestrutura avançada e segura. Em 2013, a Comissão Europeia estabeleceu uma parceria público-privada para acelerar a pesquisa e inovação em 5G, com mais de 700 milhões de euros de recursos públicos investidos. "Agora, no plano de recuperação, essa parceria pode ajudar a garantir o pleno envolvimento do setor privado no suprimento das enormes necessidades de investimento", completou.

Notícias relacionadas

A Comissária lembrou a assinatura de um memorando de entendimento entre a Telebrasil e a PPP de 5G da União Europeia para aprofundar a cooperação e o cabo submarino de fibra óptica Ellalink, que conecta o Brasil a Portugal, a primeira ligação direta de alta capacidade entre a Europa e a América do Sul. "Ao reduzir em até 50% a latência, o cabo submarino está ajudando a preparar os dois continentes para uma nova era de cooperação digital", afirmou.

Vestager entende que a maior contribuição que os governos podem dar a seus países é a criação de um ambiente regulatório capaz de permitir que os entes privados possam operar. "As regras permitem que o setor privado atue naquilo que faz de melhor: competir e entregar valor e confiança aos consumidores".

A Comissária finalizou afirmando que o momento atual é de modelação do futuro digital com cada nova regulação e novos investimentos. "Podemos aumentar as conexões entre nós, aprendendo uns com os outros, sobre como manter as nossas redes confiáveis e resilientes. Espero que essa parceria cresça no futuro", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!