Aumento do tráfego móvel requer capacidade de investimento e escala, diz CEO da Claro

Paulo César Teixeira, CEO da Claro Móvel

[Publicado originalmente no Mobile Time] O tráfego móvel da Claro está aumentando 80% ano a ano. Para dar conta dessa demanda e acompanhar a evolução tecnológica da telefonia celular, que agora entra em sua quinta geração, a operadora precisa de capacidade de investimento e escala. O CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, usou esses argumentos durante sua palestra no Painel Telebrasil, nesta terça-feira, 21, para explicar que a compra da Oi será benéfica para os assinantes dessa operadora. Ele usou como exemplo a aquisição da Nextel, operadora que tinha uma atuação relevante no Rio de Janeiro e São Paulo, mas cuja capacidade de investimento era limitada. Com a migração para a Claro, esses usuários passaram a ter uma experiência melhor, em uma rede com performance superior, afirmou.

A chegada do 5G deverá impactar ainda mais o tráfego nas redes móveis. "Quando muda o patamar de velocidade, as pessoas tendem a consumir mais", disse. Ele aposta que o enchanced mobile broadband "será a grande estrela" do 5G. E lembrou: "Tivemos um boom das redes moveis durante a pandemia, porque novos hábitos foram incorporados no dia a dia."

Concentração

Notícias relacionadas

Sobre a crítica de que a compra da Oi Móvel teria um efeito negativo em razão do aumento da concentração do mercado, Teixeira citou o exemplo norte-americano: "Os EUA tinham quatro operadoras, sendo duas grandes e duas médias. Agora tem três grandes". 

Cabe lembrar, contudo, que nos EUA o que aconteceu foi a fusão entre o terceiro e o quarto player, não a aquisição do quarto pelos três primeiros, como ocorre no Brasil no caso da Oi. 

Streaming

A Claro está preparando o lançamento de um um app "com todo o conteúdo de TV embarcado", disse o CEO da companhia, Paulo Cesar Teixeira, durante palestra no Painel Telebrasil, nesta terça-feira, 21. O executivo não deu maiores detalhes sobre o projeto, que foi mencionado enquanto comentava sobre o atual cenário competitivo no mercado de TV por assinatura. Sabe-se que a Claro, que já tem o modelo de streaming baseado em uma caixa conectada (Claro Box) tem planos de operar também virtualmente, por meio de aplicativo em múltiplos dispositivos.

Teixeira deu a entender que o app será o próximo passo na estratégia da Claro nesse segmento, depois do lançamento do Claro Box TV, um equipamento de TV pela Internet criado pela empresa no ano passado e que dá acesso a diversos conteúdos sob demanda, assim como à programação linear da operadora, mas via banda larga. A informação já havia sido adiantada pela operadora no Pay TV Fórum, em agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!