5G aumentará geração de energia renovável, diz CPFL

[Publicado originalmente no Mobile Time] A conectividade 5G permitirá às empresas distribuidoras de energia elétrica inserir em sua rede diferentes meios de geração de energia, como eólica e painel solar. Mas, como elas levam muito mais instabilidade para a rede – quando uma nuvem passa o painel solar para e quando há pouco vento ou nenhum a eólica também para – é preciso ter um bom controle dos dados. É o que diz Renato Povia, diretor de estratégia e inovação da CPFL, concessionária do setor de energia elétrica que atua em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. O executivo, que participou do segundo dia do Painel Telebrasil 2021 nesta terça-feira, 21, acredita que as fontes de energia renováveis vão aumentar quando o 5G chegar, tecnologia que permitirá a inserção de muitos dispositivos à rede elétrica.

"O número de controles e de dispositivos de equilíbrio que são necessários ter na rede são muito maiores do que uma hidrelétrica ou uma termo onde se tem praticamente um botão de liga e desliga", comparou o executivo.

O 5G também permitirá às utilities que a própria rede de energia trafegue dados. A ideia é poder monitorar os dispositivos e levar para o cliente informações em tempo de real de seus aparelhos, mas também acompanhar a segurança dessa rede elétrica. "É fundamental que a gente tenha a transformação digital e a conectividade para garantir a segurança e a confiabilidade da rede", disse.

Notícias relacionadas

A conectividade vai permitir e facilitar que o usuário da CPFL possa instalar dispositivos como painel solar, termostato ou um carregador de veículo elétrico em sua residência. O executivo explica que a conectividade dará à companhia acesso a esses dados viabilizando o fornecimento de serviços que estejam de acordo com aquele cliente.

Smart grid

A CPFL desenvolveu um projeto-piloto na cidade de Jaguariúna/SP onde foram instalados medidores inteligentes em todos os 22 mil clientes no município. Para que todas as residências tivessem os equipamentos, foram avaliadas e levadas em consideração diferentes tecnologias de conectividade como PLC, LoRa, Mesh e LTE. "Há também toda a forma de manutenção preditiva dos equipamentos sendo feita com dados em tempo real, permitindo ganho de eficiência, de redução de custo e melhor qualidade para os nossos clientes", completou Povia.

O executivo explicou que a demora em instalar os medidores está no investimento inicial, que é grande. "É importante avançar para o País inteiro e encontrar o equilíbrio dado o custo elevado da substituição", ponderou.

Tecnologias

A partir de um estudo feito pela CPFL, a empresa identificou a inteligência artificial e o reconhecimento de imagem como as principais tecnologias capazes de transformar o setor elétrico. "Estamos fazendo todo o nosso planejamento estratégico a partir dessas duas tecnologias e elas vão precisar de bastante conectividade. E entendemos que a nossa solução de conectividade não deve ser pautada em apenas uma tecnologia, mas, sim, em uma composição, utilizando a melhor para grandes centros e outra mais adequada para áreas mais afastadas", explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!