Valente diz que TCU negou pedido de cautelar para barrar leilão do satélite

O Tribunal de Contas da União (TCU) negou um pedido de cautelar feito por senadores da oposição para barrar a licitação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Os parlamentares alegaram que a cessão de capacidade do artefato se configura em desvio de finalidade e de ilegalidade, além de ir contra as regras da própria estatal.

A informação é do presidente interino da Telebras, Jarbas Valente, dada durante a audiência pública no Senado para discutir a licitação do SGDC. De acordo com o voto do relator da denúncia, ministro Benjamin Zymler, o processo de acompanhamento do satélite, aberto em 2013 , deverá ser concluído nos próximos dias, aprovando o modelo de negócio proposto pela companhia.

No parecer, aprovado no dia 13 deste mês, o ministro Zymler concorda com a área técnica do TCU, que o objeto da minuta de edital de chamamento "tem grande relevância para a estatal" e para a implantação da política pública de telecomunicações associada a essa empresa. "Assim, problemas ocorridos no curso desse chamamento público podem afetar o plano de negócios da Telebras ou postergar o início da prestação dos serviços de telecomunicações por meio do SGDC, de maneira a impactar negativamente o resultado financeiro dessa empresa", avaliou.

Notícias relacionadas

Na audiência, Valente disse que, além do TCU, o modelo de licitação do satélite teve a aprovação da Advocacia-Geral da União (AGU) e do juiz federal substituto da 13ª Vara do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que indeferiu o pedido de liminar formulado por parlamentares do PT contra o processo de chamamento público em curso na Telebras, para cessão da capacidade em banda Ka do Satélite.

Valente ressaltou que o modelo adotado não prevê transferência de bem para a iniciativa privada, mas se trata de um "aluguel" da capacidade satelital por um período de cinco anos, prorrogáveis por igual período. Os dez anos correspondem a dois terços da vida útil do satélite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!