Avianca Brasil recebe autorização da Anac para fornecer conectividade de bordo

Wi-Fi a bordo de avião da Avianca. Foto: Reprodução

Após obter aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a instalação de equipamentos em junho, a Avianca Brasil foi autorizada pela Anac na segunda-feira, 19, a utilizar conexão via satélite para oferecer conectividade de bordo. A companhia anunciou formalmente nesta quarta, 21, já disponibilizar o serviço em uma aeronave. Nos primeiros três meses, a conexão será gratuita: nesse período, a companhia aérea fará pesquisas de satisfação junto aos clientes. A modificação nas aeronaves será feita de forma gradual, com a conclusão prevista apenas para dezembro de 2017.

A fornecedora escolhida é a Global Eagle Entertainment (GEE) – a seleção foi anunciada em agosto, embora ela já forneça serviços de conectividade à Avianca desde junho de 2015. A GEE utilizará "certos ativos" da recém-adquirida Emerging Markets Communications (EMC), incluindo banda já obtida na região e a tecnologia Speednet, que "melhora a velocidade de navegação". A empresa conta com frota de satélites de banda Ku de alto throughput (HTS). Vale lembrar que em abril, a GEE e a operadora de satélites SES anunciaram parceria para oferecer comunicação embarcada para passageiros em aviões na Índia, Ásia Central, Oriente Médio e América do Norte. Ao todo, a Global Eagle acumula operações com 12 satélites da operadora.

Notícias relacionadas

A Avianca Brasil divulgou um vídeo mostrando a instalação do equipamento no avião, no qual mostra que é necessário desmontar boa parte da cabine. O projeto foi iniciado em dezembro de 2014, e a companhia afirma ser a primeira companhia a oferecer o serviço na América do Sul. A Gol anunciou em agosto também estar aguardando aprovação da Anac para começar a operar seu próprio serviço de conectividade de bordo (em parceria com a Gogo).

Evento

Nesta semana, nos dias 22 e 23 de setembro, no Rio de Janeiro, acontece mais uma edição do Congresso Latino-americano de Satélites, e o tema de comunicações embarcadas voltará à agenda. O evento terá ainda a presença de palestrantes internacionais, da FCC e discussões sobre novos modelos de negócio para a indústria de satélite no Brasil, entre outros temas. Mais informações pelo site do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.