Publicidade
Início Newsletter Acordo leva banda larga via satélite em voos europeus

Acordo leva banda larga via satélite em voos europeus

Com combinação de plataformas terrestres baseadas em LTE e satelital com a banda S, companhias europeias pretendem criar uma rede de conexão à Internet para aviação comercial, a European Aviation Network. A iniciativa foi lançada com o anúncio do acordo nesta segunda-feira, 21, entre a operadora alemã Deutsche Telekom, a companhia aérea Lufthansa e a fornecedora de soluções de satélites Inmarsat.

O satélite da Inmarsat utilizado na iniciativa possui cobertura pan-europeia e vai usar a banda S em dois blocos de 15 MHz alocados em 28 países membros da União Europeia. O serviço satelital será complementado por uma nova rede LTE com aproximadamente 300 sites que serão instalados e gerenciados pela Deutsche Telekom, com distância média de 80 km entre si.

A arquitetura prevê que as torres LTE utilizarão a mesma alocação de banda S para a conectividade. Uma vez que o avião atinja 10 mil pés, a conexão será combinada com a do satélite. A mudança do link satelital para o terrestre será gerenciada por sistemas de cabine de forma automática, já que os aviões serão equipados com terminais para ambas as conectividades, repassando o acesso via Wi-Fi para os passageiros.

Notícias relacionadas

As empresas afirmam que o mesmo espectro pode ser reutilizado em células adjacentes (três células por site), podendo instalar mais de acordo com a demanda. O pico de dados deverá chegar a uma taxa de 75 Mbps por célula na área de cobertura.

A conectividade para os voos da Lufthansa virá com a banda larga via satélite fornecida pela Inmarsat, enquanto o LTE será desenvolvido e gerido pela Deutsche Telekom. A empresa aérea lançará a conectividade no começo do verão europeu em 2016, ou seja, no final do primeiro semestre. Ela se compromete com a fase de testes da European Aviation Network de 2017 em diante.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile