Abert entrará na justiça contra a portaria das rádios comunitárias

A Abert entrará na justiça contra a portaria das rádios comunitárias. Nesta segunda, 21, o Ministério das Comunicações publicou as Portarias 4.334 e 4.335 que, respectivamente, estabelecem nova regulamentação aos serviços de radiodifusão comunitária e educativa.

Segundo nota da associação, a Abert considera "motivo de indignação que as rádios comerciais, que há anos sofrem com a burocratização dos seus processos administrativos de outorga e de pós-outorga, bem como pela demora na fixação do preço público de migração do AM para o FM, estejam excluídas deste projeto normativo".

A associação também diz que as normas pretendem estabelecer novas fontes de receitas às rádios comunitárias, equiparando-as às emissoras comerciais, o que, segundo a Abert, é "à revelia da legislação e do princípio constitucional da complementaridade do serviço de radiodifusão.

Notícias relacionadas

Veja a nota na íntegra:

Abert ingressará na Justiça contra portaria de rádio comunitária

O Ministério das Comunicações publicou, hoje, as Portarias 4.334 e 4.335 que, respectivamente, estabelecem nova regulamentação aos serviços de radiodifusão comunitária e educativa.

A Abert acredita que toda a regulamentação que se destine à desburocratização e simplificação do setor de radiodifusão é positiva.

Infelizmente, é motivo de indignação que as rádios comerciais, que há anos sofrem com a burocratização dos seus processos administrativos de outorga e de pós-outorga, bem como pela demora na fixação do preço público de migração do AM para o FM, estejam excluídas deste projeto normativo.

Ainda em maio deste ano, em conjunto com as associações estaduais e de seus associados, a Abert apresentou ao Grupo de Trabalho de Desburocratização dos Processos de Outorga e Pós-Outorga de Serviços de Radiodifusão – GTDS, um amplo projeto de reforma normativa, no âmbito de competência do Ministério das Comunicações, com vistas a simplificar os processos das rádios comerciais. Nenhuma, até a presente data, prosperou.

Além disso, e novamente à revelia da legislação e do princípio constitucional da complementaridade do serviço de radiodifusão, referidas normas pretendem estabelecer novas fontes de receitas às rádios comunitárias, equiparando-as às emissoras comerciais.

Exemplo disto, é a redação do artigo 106 da Portaria 4.334/2015, que permite a veiculação de qualquer tipo de anúncio ou publicidade, desde que não contenha divulgação de preço ou condições de pagamento.

A Abert informa que adotará medidas judiciais para resguardar os direitos de nossos associados e do setor de radiodifusão.

1 COMENTÁRIO

  1. Porque remove da ABERT e de suas afiliadas, nem sempre tão inocentes, sinceras e puras como as rádios comunitárias querem — DEVEM E DEVERIAM SEMPRE SER, remove e tira a sua inteira responsável hegemonia, como de início e por definição operacional, hegemonia essa e controle da situação, que no meu entender em certos locais pode ser caótica, ao encherem os canais a ponto de extravasar sinal a outros canais oficiais e de controle, por exemplo, da aviação civil. Esta última deve estar furiosa com todo esse auê sem fim, que não se resolve no Min das Comunicações nem aqui nem na China!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!