Anatel e Aneel enfim se entendem sobre uso de postes

A procuradoria especializada da Anatel recebeu na última segunda, 19, o que deve ser a proposta final de resolução conjunta entre o órgão e a Aneel para o estabelecimento do método de cálculo do preço de uso dos postes das empresas de energia pelas empresas de telecomunicações.

Notícias relacionadas
As duas agências chegaram a colocar uma proposta em consulta pública em 2007, mas a Aneel decidiu rever a metodologia de cálculo que previa um valor de referência para 59 distribuidoras de energia do País. No lugar de definir o preço para cada uma das empresas, a agência do setor elétrico definiu um percentual de referência, calculado a partir da razão entre o valor médio de compartilhamento cobrado por uma amostra de distribuidoras e o preço médio do poste. Esse percentual, de 0,6%, será usado por uma comissão de resolução de conflitos para resolver os casos de impasse. A expectativa da Anatel passada aos operadores de TV por assinatura é que o preco do aluguel do poste fique na casados R$ 2,60 por poste, mas esse número deve variar caso a caso.

Vale lembrar que a negociação entre as distribuidoras de energia e as empresas de telecomunicações é livre e, por isso, os contratos já existentes entre as empresas não poderão ser revistos em função da edição da nova norma. Além disso, a comissão de resolução de conflitos é independente para adotar diferentes valores de compartilhamento de acordo com as peculiaridades de cada caso.

A proposta com a nova metodologia será submetida a uma nova consulta pública. Técnicos da Anatel, entretanto, lembram que a prioridade da agência neste momento é a regulamentação da Lei 12.485/2011 (derivada do PLC 116) que criou o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). Por esse motivo, não existe uma previsão de quando a procuradoria enviará a matéria para o conselho diretor.

Este regulamento é um pleito antigo do setor de TV por assinatura. Segundo estudos da Anatel, feito com base em uma amostra dos contratos existentes, a economia para o setor seria de R$ 16,7 milhões anuais se a metodologia de corança pelos postes for revista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!