Senado aprova projeto que estende benefícios de TICs e do Padis até 2029

Foto: RawPixel de Freepik

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 21, o PL 13/2020, que prorroga os benefícios da Lei de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis). O texto agora segue para a sanção do presidente Lula (PT).

O texto aprovado é a junção do PL 13/20 com o PL 719/24, da Frente Parlamentar da Indústria Elétrica e Eletrônica. A matéria é de autoria de 74 deputados.

Dessa forma, o projeto prevê a prorrogação das leis de TICs e do Padis até 2029 – após alteração a ser feita na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano, as duas leis serão automaticamente prorrogadas até 2073, equiparando à legislação da Zona Franca de Manaus, também prorrogada até o final de 2024.

Notícias relacionadas

Entre outros aspectos, a inciativa visa a manutenção da totalidade dos incentivos das leis de TICs e do Padis até 2029, com a consequente retirada do mecanismo de redução gradual do estímulo, que ocorreria a partir de 2024

Além do mais, o texto contempla ainda a adequação do crédito para as tecnologias nacionais (Tecnac). Hoje, as indústrias recebem crédito financeiro de 13,65% para tecnologias nacionais. Com a sanção da lei, o crédito para Tecnac passará a ser de 15% no Centro-Sul e para 17% nas demais regiões. O PL ainda cria o Programa Brasil Semicondutores (Brasil Semicon).

"Essa é uma importante vitória para o setor, fruto de uma intensa articulação da nossa entidade junto à Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Elétrica e Eletrônica", destaca o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato.

A medida considera a manutenção do equilíbrio na produção de TICs em todo o território brasileiro e traz uma previsibilidade inédita para a realização de investimentos nesse segmento, completa Barbato. "As empresas do setor passarão a ter um horizonte muito mais seguro para sua atuação."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!