A Nokia e a companhia de missões espaciais Axiom Space anunciaram uma parceria para embarcar tecnologia 4G (LTE) em trajes utilizados por astronautas. Com a capacidade de rede celular, os trajes desenvolvidos pela Axiom vão suportar vídeos em HD, dados de telemetria e transmissão de voz a "longas distâncias em uma vasta extensão da Lua".
Esses trajes devem ser usados pelos tripulantes da Artemis III – a terceira missão da Nasa que pretende levar astronautas à região do Polo Sul lunar a partir de 2026. Com a vestimenta equipada com a conectividade, os astronautas poderão capturar vídeos em tempo real e se comunicar com os controladores da missão na Terra enquanto exploram a superfície lunar.
O sistema de comunicações de superfície lunar (LSCS) será desenvolvido pela Nokia Bells, o braço de pesquisa da empresa finlandesa de telecomunicações. Após isso, ele será adaptado para uso no traje espacial AxEMU, produzido pela Axiom Space para a Nasa.
Além disso, Nokia pretende implantar a primeira rede celular na Lua como parte da missão IM-2 da Intuitive Machines, programada para ser entregue ao local de lançamento em 2024. Segundo o presidente da Bell Labs Solutions Research na Nokia, Thierry E. Klein, a companhia está aproveitando as mesmas tecnologias baseadas em padrões que hoje conectam bilhões de dispositivos na Terra.
Esse não é o primeiro projeto da Nokia que tem a ver com levar conectividade à Lua. Em janeiro, o braço de pesquisa da companhia foi selecionado para participar do programa 10-Year Lunar Architecture (LunA-10).
Detalhes
A Axiom Space recebeu US$ 57,5 milhões da Nasa para modificar a rede 4G/LTE nos trajes espaciais lunares para a missão Artemis III. Esse montante é baseado na primeira encomenda da missão Artemis feita em 2022, avaliada em US$ 228 milhões.
"Assim como os astronautas precisarão de suporte à vida, abrigo e comida, eles precisarão de redes avançadas para se comunicar entre si e realizar os trabalhos", disse Klein.
Segundo Nokia, o LSCS é um sistema autônomo baseado em uma rede portátil que combina os elementos de rádio, estação base e rede central de uma rede celular terrestre em uma única unidade e módulos de dispositivos. Além disso, o sistema é projetado para suportar as condições da superfície lunar e otimizar tamanho, peso e consumo de energia.
"O desenvolvimento da Axiom Space desses trajes espaciais de última geração e as inovações de comunicação na superfície lunar da Nokia são avanços significativos para promover a liderança dos Estados Unidos na exploração espacial, permitindo uma compreensão mais profunda da Lua, do sistema solar e além", informou.