A companhia aérea Azul e a operadora de satélites Viasat anunciaram um acordo para a implantação de conectividade Internet em voos. Sete aeronaves da nova frota Airbus A330-900neo da empresa brasileira serão equipadas com conectividade em banda Ka. Os aviões devem entrar em operação no próximo ano, já com a serviço de Internet via satélite.
Além de aumentar a frota equipada com Wi-Fi, a Azul informou que está trabalhando com a operadora de satélites para adicionar sessões de streaming com suporte de anúncios usando a plataforma de publicidade da Viasat.
O acordo entre as duas empresas é uma ampliação de uma colaboração iniciada em 2021, quando a Azul se tornou a primeira companhia aérea da América do Sul a oferecer serviço de Internet a bordo com a Viasat.
"Após vários anos de sucesso servindo aos passageiros da Azul no Brasil, estamos entusiasmados em trabalhar com a Azul para expandir nossa conectividade a bordo para ainda mais aeronaves", afirmou o vice-presidente da Viasat, Don Buchman.
A velocidade média da conexão oferecida ao usuário não foi informada pela Azul. No ano passado, quando a companhia disponibilizou Wi-Fi em outras 49 unidades, a taxa de transferência no download com a constelação da Viasat era de aproximadamente 30 Mbps.
"Parte do que diferencia a Azul no mercado brasileiro é a experiência de conectividade de primeira classe que oferecemos em aeronaves selecionadas. Estamos ansiosos para continuar trabalhando de perto com a Viasat enquanto continuamos a aprimorar nossa experiência de Wi-Fi em voo no futuro", disse o diretor de pessoas e clientes da Azul, Jason Ward