Para Baigorri, antecipação do 5G deve vir acompanhada de garantias para a recepção de TV

Em esclarecimento a algumas declarações dadas na último sexta, 20, durante evento sobre 5G, o conselheiro da Anatel Carlos Baigorri fez os seguintes comentários a TELETIME, que publicamos na íntegra:

"1. O 5G, como toda nova tecnologia, será inicialmente acessível aos aparelhos mais modernos e, gradualmente, alcançará a larga escala.

2. Acredito que no estágio inicial, aplicações profissionais, como a indústria 4.0, agronegócio e mobilidade urbana, estarão perfeitamente habilitadas ao uso da tecnologia.

Notícias relacionadas

3. Hoje o 5G DSS, que não dispões de todas as funcionalidades do 5G SA, é um serviço disponível a uma parcela muito pequena da população. Com o edital e suas metas de cobertura, teremos o 5G SA, o estado-da-arte do 5G, disponível em todos os municípios brasileiros. Com nosso edital, em pouco tempo, o 5G será um serviço popular, como são o 3G e o 4G atualmente.

4. Esclareço que minha preocupação é que esse uso inicial por sistemas profissionais e em novos modelos de celulares coloque em risco o acesso à TV aberta, gratuita e de qualidade que, ao lado do rádio, configura hoje a principal forma de acesso à informação de milhões de famílias de baixa renda.

5. Nesse sentido, entendo que a antecipação da implantação do 5G deva vir conjugada com a distribuição obrigatória de kits de antenas e receptores de banda Ku para todas as famílias que dependem exclusivamente da recepção parabólica, especialmente as famílias do Cadastro Único do Governo Federal, para assegurar o acesso ao sinal da TV digital em suas casas.

6. Reafirmo, portanto, ser essa a perspectiva que busquei transmitir em contato com este importante veículo de comunicação."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!