Surf Telecom entra com queixa crime e arbitragem internacional contra fornecedora

Foto: Pixabay

A enabler de operadora móvel virtual (MVNE) e operadora com rede própria Surf Telecom entrou com queixa crime e iniciou arbitragem internacional contra a fornecedora de plataforma de comunicação Plintron. De acordo com a MVNE, o motivo foi uma alegada cessão na prestação de serviços, o que resultou na quebra de contrato. Conforme declarou ao TELETIME o CMO da operadora, Davi Fraga, a situação ficou insustentável após um episódio no início do mês passado. 

"No dia 9 de julho houve intermitência que afetou vários de nossos clientes. Pedimos suporte, não recebemos nenhum adequado, e depois disso decidimos iniciar o processo de migração de clientes para a nova plataforma", declara. O alcance desse apagão atingiu todas as MVNOs conectadas à companhia. "Esse evento foi uma quebra de confiança. Desligaram a plataforma sem aviso prévio, o que violou a legislação brasileira, que não permite o desligamento."

Isso motivou a abertura de um inquérito policial no Ministério Público de São Paulo, que denunciou a Plintron por "Crimes contra a Incolumidade Pública – Interrupção /perturbação de serviços telegráficos/telefônicos". Fraga explica que, "por conta da ação dolosa, a Surf fez a queixa crime". 

Notícias relacionadas

A arbitragem internacional foi em Nova York, que é o foro designado para esse tipo de disputa. A Plintron é uma empresa originalmente de Cingapura, segundo Davi Fraga. 

Para solucionar a interrupção em julho, a empresa recorreu a uma nova plataforma, da canadense Enghouse. "Em paralelo, a Surf implantou rapidamente uma solução alternativa mais barata e eficiente. Os indicadores estão normalizados", declara. Fraga garante que o problema não afeta mais a operação, independente do processo jurídico. 

IPO 

Segundo apurou o jornal Valor Econômico nesta semana, a Plintron teria entrado com pedido de liminar para impedir a oferta pública de ações da Surf Telecom, o que teria sido deferido pela Justiça de São Paulo. De acordo com a publicação, a fornecedora é também acionista da MNVE, com 40% das ações preferenciais da companhia. O representante da Surf não comentou o assunto.

Estratégia

A Surf tem promovido modelo de negócios com MVNOs, mas também tem buscado oferecer serviços financeiros, com conta digital. Segundo Davi Fraga, a concorrência com grandes operadoras, como a parceria entre TIM e o Banco C6, não é problemática. "Há espaço para todo mundo", disse.

A rede própria da operadora tem 15 MHz na faixa de 2,5 GHz, frequência que foi adquirida em 2016. A empresa promove acesso fixo-móvel (FWA) em Paraisópolis com uma rede "pronta para o 5G", e tem planos de participação no leilão da Anatel em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!