Publicidade
Início Newsletter PTT de São Paulo ultrapassa a marca de 10 Tbps

PTT de São Paulo ultrapassa a marca de 10 Tbps

Foto: Pixabay

O maior ponto de troca de tráfego do Brasil, o PTT de São Paulo, ultrapassou na quinta-feira, 20, a marca de 10 Tbps. O recorde histórico, registrado pelo IX.br, significa que o ponto paulista ainda centraliza cerca de 75% do total trafegado agregado na entidade – atualmente o total está na casa dos 13.52 Tbps. O IX.br é projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), coordenado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, e é por onde passa grande parte do tráfego da Internet brasileira

Conforme explicou ao TELETIME o gerente de infraestrutura do IX.br, Júlio Sirota, trata-se de uma marca histórica, mas é resultado de um crescimento natural depois do crescimento mais acentuado (de 15%) no início do período de isolamento pela pandemia. “Depois, em um mês e meio a dois meses, a gente percebeu pelo perfil da curva aqui em São Paulo, principalmente o uso de dia e à noite, que havia retornado à situação pré-pandemia”, afirma.

O IX.br registrou maior procura por conectividade por parte dos provedores de acesso (ISPs) e de conteúdo (como serviços de streaming), o que resultou em crescimento contínuo. A entidade não consegue distinguir exatamente as empresas que solicitaram maior troca de tráfego, mas Sirota afirma que entre 60% e 70% dos dados são de conteúdo de vídeo. No caso dos ISPs, houve uma busca pela melhoria da conectividade, com maior redundância e opções de conteúdo.

Notícias relacionadas

Concentração

O fato de o PTT de São Paulo concentrar três quartos do total do IX.br não é necessariamente algo desejado. A entidade tem buscado trabalhar forte na promoção de outros pontos, como do Rio de Janeiro, que chegou a 1,82 Tbps, e o de Fortaleza, que atualmente é o terceiro maior, com 760,85 Gbps. No caso da capital cearense, é um local estratégico por abrigar conexão a cabos submarinos e pela proximidade com o Caribe, América Central e Europa. “Boa parte dos provedores do Norte e Nordeste estão buscando conteúdo lá”, afirma Sirota. 

Só que reduzir a concentração na capital paulista depende dos demais atores. “A gente procura diminuir a concentração em São Paulo, mas sempre tem novos ISPs e provedores de conteúdo querendo se conectar aqui”, diz. 

Plataformas novas de streaming, como o Disney+ (com lançamento previsto para 17 de novembro no Brasil), também podem trazer impacto, embora o coordenador do IX.br acredite que exista ainda muita migração de acessos entre serviços, e não demanda nova. Ainda assim, ele declara: “A gente já tem algumas CDNs [redes de distribuição de conteúdo] e empresas já solicitando aumento de capacidade, já se preparando para isso.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile