Nova destinação para os recursos do Fust volta a ser assunto no Senado

Em pronunciamento realizado nesta semana no plenário virtual do Senado Federal, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) defendeu a aprovação do PL 172/2020, projeto de lei que trata do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Fávaro acredita que o uso do Fundo é uma das alternativas para resolver o gap digital que a pandemia ocasionada pelo coronavírus (covid-19) mostrou existir no Brasil.

Carlos Fávaro disse que se reuniu com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, para reivindicar avanços no projeto da conectividade rural em Mato Grosso e em todo o País. Ele argumentou que a Internet deixou de ser um "artigo de luxo", tornando-se uma ferramenta relevante para o desenvolvimento social e para as atividades econômicas.

"A economia brasileira é vocacionada para o agro e nós temos a tecnologia das máquinas e dos equipamentos para que possamos desenvolver ainda mais o setor e sermos mais eficientes. Nós temos, claro, os nossos colaboradores: as famílias que trabalham no campo, que também precisam de energia para um filho poder estudar, para fazer suas compras", declarou o parlamentar.

Notícias relacionadas

O PL 172/2020 tem como relatora a Daniella Ribeiro (PP-PB). O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados (PL 1.481/2007 do senador Aloizio Mercadante) em dezembro de 2019 e o substitutivo do deputado Vinicius Poit (Novo-SP) aprovado, garante o uso dos recursos do Fust para reduzir as desigualdades regionais, a obrigação de uso dos recursos do Fundo para prover conexão de banda larga em todos as escolas brasileiras e a criação de um Conselho Gestor do Fundo. Como sofreu alterações, o texto retornou para o Senado, casa originária do projeto.

Em live organizada pelo TELETIME, em julho de 2020, Julio Semeghini, na época secretário-executivo do antigo MCTIC, disse que o ministério apoiava a destinação dos recursos do Fust proposta no projeto de lei.

Projetos de Lei

Levantamento do TELETIME feito em julho mostrava que na Câmara tramitam 19 projeto de lei sobre o uso do Fust. Já no Senado, o levantamento da Agência Senado mostra que naquela casa existem 18 projetos de lei que tratam de dar nova destinação para o Fundo. As propostas preveem desde novos objetivos para o fundo até a proibição de contingenciamento de recursos para a realização de superávit primário. Outra parcela de projetos estabelece regras para o uso emergencial do dinheiro durante a pandemia de coronavírus.

Confira abaixo os projetos do Senado.

  • PLS 433/2018 – Autor: Otto Alencar (PSD-BA). Prevê pagamento de despesas de telecomunicações do Programa Antártico Brasileiro.
  • PLS 222/2017 – Autor: Jader Barbalho (PMDB-PA). Promove massificação de serviços de telecomunicações prestados em regime privado (acesso a internet e telefonia móvel, por exemplo).
  • PLS 125/2017 – Autor: Otto Alencar (PSD-BA). Proíbe contingenciamento de recursos do Fust e do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) a partir de 2020.
  • PLS 163/2016 – Autor: Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Estimula massificação do acesso a banda larga móvel, banda larga fixa, telefonia móvel e interiorização das redes por pequenos provedores de internet.
  • PLP 197/2020 – Autor: Dário Berger (MDB-SC). Custeia medidas emergenciais de estímulo e manutenção da educação básica, superior e técnica privadas durante a pandemia de coronavírus.
  • PLC 142/2018 – Autor: Poder Executivo. Custeia Política de Inovação Educação Conectada, ferramenta pedagógica para escolas públicas de educação básica.
  • PL 2.775/2020 – Autor: Dário Berger (MDB-SC). Concede desconto nas contribuições do Fust para operadoras de banda larga que não cobram pelos dados consumidos pelos usuários de sistemas de ensino à distância.
  • PL 2.599/2020 – Autor: Confúcio Moura (MDB-RO). Desenvolve educação à distância no ensino básico público durante a pandemia de coronavírus.
  • PL 2.388/2020 – Autora: Daniella Ribeiro (PP-PB). Transfere renda às famílias cadastradas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal durante a pandemia de coronavírus.
  • PL 2.305/2020 – Autor: Luiz do Carmo (MDB-GO). Assegura gratuidade do acesso à internet pelos beneficiários do programa Bolsa Família.
  • PL 172/2020 (Substitutivo-CD) – Autor: Aloizio Mercadante (ex-senador) Prioriza aplicação do Fust em áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde as operadoras têm menos interesse em investir.
  • PL 6.194/2019 – Autor: Flávio Arns (Rede-PR). Destina 25% dos recursos do Fust para que escolas e bibliotecas públicas promovam inclusão digital.
  • PL 5.175/2019 – Autor: Confúcio Moura (MDB-RO). Promove inclusão digital e expansão das redes de telecomunicações de interesse coletivo.
  • PL 3.950/2019 – Autor: José Serra (PSDB-SP). Autoriza concessão de empréstimos e apoio à constituição de garantia de risco nas operações de financiamento.
  • PL 3.883/2019 – Autor: Comissão Senado do Futuro. Financia políticas públicas de inclusão digital e massificação do acesso aos serviços de interesse coletivo prestados em regime privado.
  • PL 3.161/2019 – Autor: Confúcio Moura (MDB-RO). Incentiva conexões à internet em hospitais, escolas, bibliotecas, órgãos de segurança e unidades do serviço público em pontos remotos.
  • PL 3.072/2019 – Autor: Jorginho Mello (PL-SC). Garante cobertura celular em rodovias federais e estaduais.
  • Emenda da Câmara (ECD 6/2015) ao PLS 238/2008 – Autor: Flávio Arns (Rede-PR). Promove redução de tarifas cobradas em planos oferecidos a usuários com deficiência auditiva ou de fala.

(Com informações da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!