A embaixada da China no Brasil reagiu nesta sexta-feira, 21, a um artigo publicado por representante do Departamento de Estado dos EUA na imprensa brasileira e que defendia a exclusão da Huawei do 5G nacional.
Em nota à imprensa, a embaixada chamou a manifestação de interferência grosseira à cooperação sino-brasileira. Na última quarta-feira, 19, o subsecretário de crescimento econômico, energia e meio ambiente do Departamento de Estado dos EUA, Keith Krach, publicou artigo no jornal O Globo defendendo o projeto de "redes limpas" do governo norte-americano.
Na ocasião, Krach reiterou as acusações de espionagem e obediência ao governo chinês feitas pela gestão de Donald Trump contra a Huawei. A embaixada da China, por sua vez, classificou os comentários como uma tentativa de intimidação e de difamação.
"A Huawei, uma empresa privada de renome mundial, não tem nenhum incidente de segurança cibernética, nem caso de espionagem e vigilância na rede de informações. Também não há nenhuma prova de que os produtos da empresa tenham dispositivos para essa finalidade, os chamados backdoor", afirmou a embaixada – que ainda acusou os EUA de contarem com um histórico "escandaloso" em segurança cibernética.
"O 5G é uma importante ferramenta para alavancar uma nova etapa da revolução industrial. Politizar ou ideologizar essa tecnologia e as cooperações nesse campo só irá retardar o processo da economia digital do mundo", completou a embaixada. A nota completa pode ser lida aqui.
Custos
No artigo publicado na quarta-feira, o Departamento de Estado norte-americano também questionou o entendimento que a exclusão da Huawei representaria uma alta nos custos do 5G, em afirmação que vai na contramão do afirmado pelas operadoras. Além disso, voltou a citar a Telefónica da Espanha como uma das empresas que já estaria retirando a chinesa de suas redes – vale ressaltar que, segundo apuração do jornal O Estado de S. Paulo, isso teria sido desmentido.
Recentemente, o Reino Unido seguiu os EUA e a Austrália e decidiu pelo banimento da Huawei do 5G do país, em decisão que também pode ser seguida pela Índia. O governo norte-americano ainda promoveu uma turnê pelo leste europeu para promover acordos de uso de fornecedores confiáveis para o 5G, embora nem todos os países tenham declarado decisão final. No Brasil, o tema está na pauta do governo, mas deve ser decidido em 2021.
Que coisa, não ?! O "bom samaritano" querendo somente o bem do mundo ?
Será que uma Huawei da vida não seria uma barreira para um SNA ? Que me lembre, o maior escândalo de espionagem digital envolvia os EUA, não a China. Certo, Snowden ?
Pesquisas das redes sociais indicam que os brasileiros tem medo de tomar a vacina chinesa.
Tomara que esse "lambe botas" daqui não ouça a "porco duroc" de lá, pois não existem provas de espionagem por parte da Huawei. Além do mais, o 5G da China já está pronto e é o melhor que existe, além do custo mais baixo. O governo dos EUA está jogando sujo porque sabe que não está em capacidade de competir com a China e com esses embargos ele tenta ganhar algum tempo.
Os EUA perderam a competição tecnologia em relação a china, agora querem impor as nações aliadas para não usufruir do avanço tecnológico, isso chama se guerra comercial. Trouxa é quem entrar nessa onda de Comunismo x neoliberalismo.
É o fim da picada esses intrometidos quererem decidir por nós…
Eua ficou para trás, agora quer choramingar e vencer no estilo "mercado livre" do jeito deles! Ou junta com eles e beneficia o país deles ou morra!
Não sei porque essa novela em torno do 5G.
Como rede móvel, só será viavel o investimento se houver um barateamento nas franquias de dados, caso contrário será apenas para os que tem condições de comprar aparelhos caros (já que o 5G é inserido atualmente apenas nos aparelhos de luxo e as franquias de dados mais largas são caras).
Seria muito melhor investir em expandir em melhorar o 4G e ter planos de dados mais acessíveis.
Inclusive a própria rede 4G atual grande parte é Huawei.
Trump entende de tecnologia o mesmo tanto que Bolsonaro entende de Pandemia. Só sabe falar asneira.
Se tantos países são contra a essa empresa , é por que , tem algum fundamento e pesquisa sobre a mesma , já que a Huawei tem a maior fatia de capital e investimento do governo Chinês… Então tem fundamento e não deveríamos te lá aqui…
Não queremos o 5G chinês aqui no nosso país somos aliados dos EUA e não da China nem deste PCC PARTIDO COMUNISTA CHINÊS.!
Os americanos,estão com medo da evolução tecnologica da China,saber que eles não são o dono do mundo.
Zero negócio com a China Comunista, Yang Wanming embaixador chinês vem montando a China na América do Sul, não são puros e não existe empresa privada na China. Todas obedecem ao PCChinês que é o controlador de todas as empresas do país.
Não é seguro o 5G chinês.
Os USA tem que correr a recuperar seus empregos e tecnologia dados de graça`a china e renunciar `a sua cobiça por lucro sobre trabalho escravo. Espero que auxilirm o Brasil e ficar longe da órbita chinesa. Os chineses comportam-se aqui como o terceiro arbitro, só falta darem ordens diretas.
EUA perdeu a corrida pela internet 5G, agora quer ganhar no grito acusando a China, sem provas, do que os EUA fazem há anos. Basta ver o filme do Edward Snowden.
Pura balela, se não há prova das acusações contra a Huawei pq ela foi EXPULSA de vários países da Europa? Estavam rezando? Nem isso dá pra dizer isso, pois se tiverem religião são presos. Depois da canalhice chinesa contra o mundo, todos, inclusive o Brasil, estão com sangue nos olhos para dar o troco, aliás muito justo. Nosso presidente Bolsonaro não pode considerar, nem por um segundo, manter a essa tecnologia estratégica com um país ditatorial e comunista como a China. Espero q Bolsonaro faça a coisa certa, dê um pé na bunda da China e se aproxime de Trump, que está alinhadissimo como o nosso país.
Por que tanto interesse de implantação da Huawei Technologies 5 G ,se a China arrumou um modo de destruir a economia mundial para se beneficiar. Temos índice de espionagem dentro do Brasil com conspiração que já está sendo investigado. Será que deva ser uma forma de espionar o Brasil ou o mundo com essa tecnologia 5 G mundial também. Essa esquerda comunista faz de tudo para implantação do comunismo no Brasil.
Fora narco-imperialismo infausto anglo-sionista-estadunidense-UE.
É descarada essa campanha americana contra a China, a favor das empresas americanas que sempre espionaram o mundo todo, é o desespero diante da queda do império. A China vai dominar o mundo, não tem mais volta.
Estou esperando saber se a minha operadora de celular está subordinada a Huawei ou não, pra eu ficar ou mudar pra outra que não esteja.
Essa suposta preocupação do Estados Unidos com a segurança de dados é a maior balela. Ingênuo é quem ignora o ano de 2012 e acredita a espionagem que fizeram contra seus cidadãos e contra outros países. O governo norte americano tenta fazer fazer pressão ideológica pois sabe que não pode vencer no campo técnico com seu 5G inferior, seremos nós a perder se o governo brasileiro ceder a esse capricho.
Os EUA só sabe fazer confusão no mundo
O dia da vingança vira contra os EUA
A China pode tentar mas todos já sabe de seus interesses escusos de espionagem mundial. Só os inocentes acreditam nela.
Atitude de desespero para ganhar releicao além de mostrar ao seu próprio povo americano o quanto em 4 anos de mandato de Donald virou realmente pato de verdade talvez……nem.na revista "gibi"seria tão ridículo.
Com o exemplo do covid-19 não é saudável confiar em produtos chineses.Ainda mais se tratando de segurança nacional.Nada de produtos que não mereça absoluta confiança e comunista não é confiável.
Os EUA estão certos. A China tem histórico de espionagem escondidas por suas empresas, onde todas contém um Diretor do PPCh. Não a Huawei.
Tem que aproveitar para comprar huawei 5g agora, vai ficar tudo em promoção.
Eua atrasando o mundo!
Acredito que o Brasil irá se comportar como pau mandado dos EUA.
Mesmo sendo vítima dos Americanos por espionagem, não terá vergonha na cara e obedecerá os EUA.
O tempo mostrará a verdade em minhas palavras.
America first. O que sabemos de concreto é que a Petrobrás e a Presidência da República, Alemanha, e sei lá mais quem, foram espionados pelos americanos. Então, esta é uma jogada do governo Trump para infligir prejuízos às empresas chinesas.
Ué, esse é o livre mercado dos americanos?
Se fosse o EUA de antigamente, eles estariam lançando 5G e mais desenvolvido que a dos chineses. É uma pena essa escória de nação ser cada vez mais um câncer para o mundo. E o ódio aumenta só em saber que temos uma baby-doll do trump como presidente.
NA REAL TODAS AS EMPRESAS NOS ESPIONA O CONSUMIDORES EX REDES SOCIAS GOOGLE APPLE … NA REAL ELES TEM TODOS OS DIREITO DE ESPIONAR.
Que a China queira comprar comida aqui, tudo bem, mas devemos manter distância segura deles, que tem aspirações hegemônicas. País que tem como "o grande pai" o psicopata megalomaníaco Mao Tsé Tung, COMUNISTA, não se pode confiar.
Tirando como referência,o modo de governo, o modo de liberdade, os direitos cada país.
Não resta dúvida onde está o perigo.