Embaixada chinesa reage a pedido dos EUA por 5G brasileiro sem Huawei

A embaixada da China no Brasil reagiu nesta sexta-feira, 21, a um artigo publicado por representante do Departamento de Estado dos EUA na imprensa brasileira e que defendia a exclusão da Huawei do 5G nacional.

Em nota à imprensa, a embaixada chamou a manifestação de interferência grosseira à cooperação sino-brasileira. Na última quarta-feira, 19, o subsecretário de crescimento econômico, energia e meio ambiente do Departamento de Estado dos EUA, Keith Krach, publicou artigo no jornal O Globo defendendo o projeto de "redes limpas" do governo norte-americano.

Na ocasião, Krach reiterou as acusações de espionagem e obediência ao governo chinês feitas pela gestão de Donald Trump contra a Huawei. A embaixada da China, por sua vez, classificou os comentários como uma tentativa de intimidação e de difamação.

"A Huawei, uma empresa privada de renome mundial, não tem nenhum incidente de segurança cibernética, nem caso de espionagem e vigilância na rede de informações. Também não há nenhuma prova de que os produtos da empresa tenham dispositivos para essa finalidade, os chamados backdoor", afirmou a embaixada – que ainda acusou os EUA de contarem com um histórico "escandaloso" em segurança cibernética.

"O 5G é uma importante ferramenta para alavancar uma nova etapa da revolução industrial. Politizar ou ideologizar essa tecnologia e as cooperações nesse campo só irá retardar o processo da economia digital do mundo", completou a embaixada. A nota completa pode ser lida aqui.

Custos

No artigo publicado na quarta-feira, o Departamento de Estado norte-americano também questionou o entendimento que a exclusão da Huawei representaria uma alta nos custos do 5G, em afirmação que vai na contramão do afirmado pelas operadoras. Além disso, voltou a citar a Telefónica da Espanha como uma das empresas que já estaria retirando a chinesa de suas redes – vale ressaltar que, segundo apuração do jornal O Estado de S. Paulo, isso teria sido desmentido.

Recentemente, o Reino Unido seguiu os EUA e a Austrália e decidiu pelo banimento da Huawei do 5G do país, em decisão que também pode ser seguida pela Índia. O governo norte-americano ainda promoveu uma turnê pelo leste europeu para promover acordos de uso de fornecedores confiáveis para o 5G, embora nem todos os países tenham declarado decisão final. No Brasil, o tema está na pauta do governo, mas deve ser decidido em 2021.

36 COMENTÁRIOS

  1. Que coisa, não ?! O "bom samaritano" querendo somente o bem do mundo ?
    Será que uma Huawei da vida não seria uma barreira para um SNA ? Que me lembre, o maior escândalo de espionagem digital envolvia os EUA, não a China. Certo, Snowden ?

  2. Tomara que esse "lambe botas" daqui não ouça a "porco duroc" de lá, pois não existem provas de espionagem por parte da Huawei. Além do mais, o 5G da China já está pronto e é o melhor que existe, além do custo mais baixo. O governo dos EUA está jogando sujo porque sabe que não está em capacidade de competir com a China e com esses embargos ele tenta ganhar algum tempo.

  3. Os EUA perderam a competição tecnologia em relação a china, agora querem impor as nações aliadas para não usufruir do avanço tecnológico, isso chama se guerra comercial. Trouxa é quem entrar nessa onda de Comunismo x neoliberalismo.

  4. Eua ficou para trás, agora quer choramingar e vencer no estilo "mercado livre" do jeito deles! Ou junta com eles e beneficia o país deles ou morra!

  5. Não sei porque essa novela em torno do 5G.
    Como rede móvel, só será viavel o investimento se houver um barateamento nas franquias de dados, caso contrário será apenas para os que tem condições de comprar aparelhos caros (já que o 5G é inserido atualmente apenas nos aparelhos de luxo e as franquias de dados mais largas são caras).
    Seria muito melhor investir em expandir em melhorar o 4G e ter planos de dados mais acessíveis.

  6. Se tantos países são contra a essa empresa , é por que , tem algum fundamento e pesquisa sobre a mesma , já que a Huawei tem a maior fatia de capital e investimento do governo Chinês… Então tem fundamento e não deveríamos te lá aqui…

  7. Não queremos o 5G chinês aqui no nosso país somos aliados dos EUA e não da China nem deste PCC PARTIDO COMUNISTA CHINÊS.!

  8. Zero negócio com a China Comunista, Yang Wanming embaixador chinês vem montando a China na América do Sul, não são puros e não existe empresa privada na China. Todas obedecem ao PCChinês que é o controlador de todas as empresas do país.
    Não é seguro o 5G chinês.

  9. Os USA tem que correr a recuperar seus empregos e tecnologia dados de graça`a china e renunciar `a sua cobiça por lucro sobre trabalho escravo. Espero que auxilirm o Brasil e ficar longe da órbita chinesa. Os chineses comportam-se aqui como o terceiro arbitro, só falta darem ordens diretas.

  10. EUA perdeu a corrida pela internet 5G, agora quer ganhar no grito acusando a China, sem provas, do que os EUA fazem há anos. Basta ver o filme do Edward Snowden.

  11. Pura balela, se não há prova das acusações contra a Huawei pq ela foi EXPULSA de vários países da Europa? Estavam rezando? Nem isso dá pra dizer isso, pois se tiverem religião são presos. Depois da canalhice chinesa contra o mundo, todos, inclusive o Brasil, estão com sangue nos olhos para dar o troco, aliás muito justo. Nosso presidente Bolsonaro não pode considerar, nem por um segundo, manter a essa tecnologia estratégica com um país ditatorial e comunista como a China. Espero q Bolsonaro faça a coisa certa, dê um pé na bunda da China e se aproxime de Trump, que está alinhadissimo como o nosso país.

  12. Por que tanto interesse de implantação da Huawei Technologies 5 G ,se a China arrumou um modo de destruir a economia mundial para se beneficiar. Temos índice de espionagem dentro do Brasil com conspiração que já está sendo investigado. Será que deva ser uma forma de espionar o Brasil ou o mundo com essa tecnologia 5 G mundial também. Essa esquerda comunista faz de tudo para implantação do comunismo no Brasil.

  13. É descarada essa campanha americana contra a China, a favor das empresas americanas que sempre espionaram o mundo todo, é o desespero diante da queda do império. A China vai dominar o mundo, não tem mais volta.

  14. Estou esperando saber se a minha operadora de celular está subordinada a Huawei ou não, pra eu ficar ou mudar pra outra que não esteja.

  15. Essa suposta preocupação do Estados Unidos com a segurança de dados é a maior balela. Ingênuo é quem ignora o ano de 2012 e acredita a espionagem que fizeram contra seus cidadãos e contra outros países. O governo norte americano tenta fazer fazer pressão ideológica pois sabe que não pode vencer no campo técnico com seu 5G inferior, seremos nós a perder se o governo brasileiro ceder a esse capricho.

  16. Atitude de desespero para ganhar releicao além de mostrar ao seu próprio povo americano o quanto em 4 anos de mandato de Donald virou realmente pato de verdade talvez……nem.na revista "gibi"seria tão ridículo.

  17. Com o exemplo do covid-19 não é saudável confiar em produtos chineses.Ainda mais se tratando de segurança nacional.Nada de produtos que não mereça absoluta confiança e comunista não é confiável.

  18. Os EUA estão certos. A China tem histórico de espionagem escondidas por suas empresas, onde todas contém um Diretor do PPCh. Não a Huawei.

  19. Acredito que o Brasil irá se comportar como pau mandado dos EUA.
    Mesmo sendo vítima dos Americanos por espionagem, não terá vergonha na cara e obedecerá os EUA.
    O tempo mostrará a verdade em minhas palavras.

  20. America first. O que sabemos de concreto é que a Petrobrás e a Presidência da República, Alemanha, e sei lá mais quem, foram espionados pelos americanos. Então, esta é uma jogada do governo Trump para infligir prejuízos às empresas chinesas.

  21. Se fosse o EUA de antigamente, eles estariam lançando 5G e mais desenvolvido que a dos chineses. É uma pena essa escória de nação ser cada vez mais um câncer para o mundo. E o ódio aumenta só em saber que temos uma baby-doll do trump como presidente.

  22. NA REAL TODAS AS EMPRESAS NOS ESPIONA O CONSUMIDORES EX REDES SOCIAS GOOGLE APPLE … NA REAL ELES TEM TODOS OS DIREITO DE ESPIONAR.

  23. Que a China queira comprar comida aqui, tudo bem, mas devemos manter distância segura deles, que tem aspirações hegemônicas. País que tem como "o grande pai" o psicopata megalomaníaco Mao Tsé Tung, COMUNISTA, não se pode confiar.

  24. Tirando como referência,o modo de governo, o modo de liberdade, os direitos cada país.
    Não resta dúvida onde está o perigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.