Com capacidade do SGDC, Minicom e Telebras iniciam programa de Wi-Fi no RN

O Ministério das Comunicações (Minicom) e a Telebras ativaram nesta sexta-feira, 21, um ponto de Wi-Fi público no município de Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, como início de um novo programa para acesso à Internet (o Programa WiFi na Praça).

A iniciativa será atendida com capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e funcionará como parte do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), com viabilização por meio de parceria entre a Telebras e a Viasat.

A ideia é estender o novo programa a outras localidades do País; há previsão para tal, mas ainda sem datas ou locais fechados. O orçamento para a iniciativa parte do próprio Minicom, por enquanto com recursos oriundos do pagamento de pontos do Gesac utilizados por outros ministérios.

Notícias relacionadas

Pontos de conexão

No momento, o Gesac soma 12.399 pontos de conexão entre escolas, unidades básicas de saúde, telecentros, postos de fronteira, unidades de segurança pública e aldeias indígenas. No total, o contrato prevê 15 mil pontos contratados por diferentes órgãos do governo, como as pastas da Educação ou Saúde.

No caso do WiFi na Praça, a conexão de 20 Mbps que será ofertada em Ipanguaçu ocorrerá de forma gratuita; a localidade atendida (Angélica) soma 300 habitantes e é majoritariamente agrícola. Maiores detalhes como autenticação, navegação e proteção de dados ainda não foram revelados.

Comitiva

O anúncio do programa ocorreu durante viagem do presidente Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte e contou com participação do ministro das Comunicações, Fábio Faria – que também é deputado federal eleito pelo estado.

Na ocasião, Faria afirmou que o Gesac também passará a atender 56 localidades com potencial turístico em sete estados do Nordeste. Além disso, o ministro destacou reflexos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da TIM no Rio Grande do Norte, onde 35 cidades devem receber 4G após o acordo, sendo 22 neste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!