Por Alcântara, comissão da Câmara aprova acordo de salvaguardas com EUA

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O acordo de salvaguardas tecnológicas (AST) firmado entre os governos do Brasil e EUA para permitir o uso de tecnologia espacial norte-americana no Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, teve relatório favorável aprovado por 21 votos a seis na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 21.

De autoria do deputado federal Hildo Rocha (MDB/MA), o parecer da MSC 208/2019 contou com votos favoráveis de parlamentares de partidos da oposição como PSB, PDT e PCdoB (ao qual pertence o governador do Maranhão, Flávio Dino). Nas redes sociais, a aprovação foi destacada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A CREDN é atualmente presidida pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), filho do presidente e pleiteante ao cargo de embaixador dos EUA.

Antes de ir ao plenário da Câmara, o acordo (agora reapresentado como PDL 523/2019) precisa passar pelas comissões de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Casa. O AST também precisa ser aprovado pelo plenário do Senado.

Notícias relacionadas

Há uma semana, o governo federal instituiu um grupo de trabalho interministerial voltado para a definição de uma estratégia de consolidação do Centro Espacial de Alcântara. A expectativa do governo é expandir a estrutura já existente no Maranhão, inserindo o Brasil no cenário global de lançamentos de foguetes e satélites. A ampliação da base, contudo, pode afetar a população que vive na região do centro, incluindo comunidades quilombolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!