Nokia estipula preço de licenças de patentes para celulares 5G

5G
A Nokia estima que o licenciamento do uso do portfólio de patentes essenciais de padronização (SEP, na sigla em inglês) da marca para aparelhos 5G será limitado a 3 euros. De acordo com a companhia finlandesa nesta terça-feira, 21, a licença será negociada com base nos termos justos, razoáveis e não discriminatórios (Frand, também na sigla em inglês), em linha com as políticas de direitos de propriedades intelectuais. Afirma também que o preço estipulado toma como base que "partes significativas do emergente padrão 5G New Radio serão baseadas nas inovações da Nokia", e que isso leva a fornecedora a crer ter uma posição de destaque na SEP quando essas normas forem finalizadas até o final deste ano.

A Nokia alega que as práticas de licenciamento de patentes para 5G serão consistentes com as oferecidas para organizações de definição de padrões (SSOs), e que a abordagem reflete o valor da área de inovação da companhia. Além das licenças para 5G New Radio em dispositivos móveis, a fornecedora acredita que haverá uma "variedade sem precedentes" de dispositivos para o usuário final utilizando mais patentes da empresa. Assim, afirma que estas propriedades intelectuais terão precificação separada, e que está aberta a um "diálogo construtivo" com a indústria relevante para definir os modelos de licenciamento mais adequados.

Em comunicado, o diretor de negócios de patentes da Nokia, Ilkka Rahnasto, disse que o comprometimento com a padronização aberta tem ajudado as redes atuais a servirem como fundações para a 5G New Radio. "O anúncio é um passo importante na ajuda aos planos das companhias de introduzir aparelhos móveis capazes de 5G/NR, com os primeiros lançamentos comerciais esperados para 2019", declara.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!