Publicidade
Início Newsletter Fenaert volta a se posicionar contra PL das rádios comunitárias

Fenaert volta a se posicionar contra PL das rádios comunitárias

Foto: Jean Balzan / Pexels

A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) divulgou nesta terça-feira, 21, posicionamento contra o aumento da frequência das rádios comunitárias. O presidente da entidade, Guiliver Augusto Leão, reafirma a posição que a entidade já havia divulgado em julho, quando se declarou contra a aprovação do PLS 513/17 no Senado. Ele explica que a Lei n° 9.612/98 restringe a abrangência dessas rádios ao alcance de 25 watts de potência em frequência modulada, o que o executivo considera suficiente para atingir o objetivo em prol da comunidade. Reconhece o papel social, educacional e cultural dessas estações, mas afirma que a expansão da frequência descaracteriza essas funções, além de deixá-las “vítimas de aproveitadores que, por se beneficiarem de maior atuação, poderão utilizá-las de forma ilegal, atuando comercialmente, utilizando-se dos privilégios concedidos (…) por méritos de sua fundamental atuação”.

Destaca também que o projeto de lei ignora a necessidade de distância específica entre as rádios para que as transmissões não sejam prejudicadas. O executivo lembra que o próprio Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) avaliou que aumentar a distância de alcance reduziria o número de rádios do segmento, “causando um enorme prejuízo às comunidades, vilas e bairros para as quais prestam serviço”.

Leão lembra que as rádios comerciais têm até 2020 para migrar da amplitude modulada (AM) para a frequência modulada (FM). Assim, afirma que a Secretaria de Radiodifusão do MCTIC entende que esse processo de migração em andamento pode ser prejudicado pelo aumento da potência das comunitárias, uma vez que a amplitude do alcance poderia inviabilizar outras concessões na mesma localidade. “O aprimoramento da legislação que norteia a atuação das rádios comunitárias deve acontecer, mas de uma forma que valorize suas características fundamentais, sem prejudicar os demais veículos de radiodifusão”, declara o presidente da Fenaert.

Notícias relacionadas

Guiliver Augusto Leão conclui o posicionamento destacando a finalidade das rádios comunitárias com informação, cultura, entretenimento e lazer para pequenas comunidades, afirmando que o projeto de lei deturpa esses papéis. “Retirar das emissoras a sua principal característica é um ato de desconhecimento da essência deste segmento radiofônico e um desrespeito à diversidade dos meios de comunicação”, afirma.

O projeto de lei, de autoria do senador Hélio José (Pros/DF) e que teve como relator na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações do Senado Otto Alencar (PSD/BA), prevê a ampliação de 25W para 300W a potência das rádios comunitárias, e a destinação de três canais, além da possibilidade de publicidade e uso da Lei Rouanet, entre outras inovações. Segundo dados do governo, existem 4,8 mil rádios comunitárias atualmente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile