Reformulação das agências reguladoras ganha prioridade no Senado

A reformulação das agendas reguladoras passa a ser discutida no Senado a partir da próxima semana. Serão priorizados dois projetos de lei (PLs) e uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que têm como foco a independência das autarquias e a efetiva capacidade de regular áreas estratégicas, permitindo a avaliação de impacto regulatório.

As três proposições foram incluídas na Agenda Brasil, conjunto de medidas defendido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e por várias lideranças da Casa para retomar o desenvolvimento nacional. A PEC 11/2009, por exemplo, define que as atividades das agências reguladoras sejam controladas pelo Legislativo, que também teriam dever de nomear diretores, caso o Executivo não o faça após 90 dias da vacância do cargo. Propõe, ainda, que as causas referentes a assuntos regulatórios de competência das agências somente possam ser questionadas nos tribunais regionais federais. Caso aprovada, todas essas determinações passarão a constar na Constituição.

Já o PLS 140/2013 prevê a ampliação da autonomia das agências reguladoras por meio da celebração de contratos de gestão de desempenho com o poder público, com metas definidas. O projeto limita também o contingenciamento de recursos orçamentários das autarquias.

Notícias relacionadas

O PLS 241/2015, por sua vez, fixa regra para nomeação de diretor de agência reguladora, que privilegia a experiência e a competência. Pela proposta, a indicação para o cargo, feita pela Presidência da República, seria por meio de lista tríplice, dando mais opções de escolha pelo Senado. A principal exigência é de que o indicado tenha, no mínimo, experiência comprovada de dez anos na área de atuação da agência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!