Lançamento do Star One C4 é adiado para 2015

A Embratel Star One (nova marca do braço de satélites do grupo controlado pela América Móvil), comunicou nesta quinta-feira, 21, que o lançamento do novo satélite em banda Ku da operadora, o Star One C4, será adiado para 2015. A estimativa inicial prevista pela empresa no final do ano passado era de que o lançamento do C4 ocorresse ainda no quarto trimestre de 2014.

Notícias relacionadas
O C4, ainda em desenvolvimento, consumiu investimentos de US$ 321 milhões e ajudará na expansão da cobertura da operação de DTH do grupo, Claro hdtv, não apenas no Brasil, mas também nos países de língua hispânica onde atua o grupo América Móvil. A ideia é unir a capacidade do C4 com o C2, uma vez que compartilharão a posição 70° W e expandir a capacidade satelital da Embratel Star One nas Américas do Sul e Central para serviços de vídeo, dados e Internet para clientes externos.

Pesando 5.610 kg, o novo artefato terá 48 transponders em banda Ku equivalentes a 36 MHz, tempo de vida útil estimado em 15 anos e será lançado a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa, pela Arianespace.

O Star One D1, por sua vez, que será o primeiro satélite com banda Ka da operadora para oferta de banda larga via satélite, mantém previsão de lançamento em 2016, mas a Embratel Star One não especifica mais o trimestre. A previsão inicial do artefato de US$ 400 milhões em investimentos era de lançamento nos primeiros três meses daquele ano.

O D1 está sendo construído pela Space Systems Loral e trará 28 transponders em banda C, 24 em banda Ku e cerca de 300 transponders equivalentes de 36 MHz em banda Ka. O artefato cobrirá as Américas do Sul e Central, além do México, e também está programado para ser lançado pela francesa Arianespace a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa. Ele substituirá o satélite Brasilsat B4 na posição orbital 84°W.

Evento

A edição 2014 do Congresso Latino-Americano de Satélites, evento organizado pela Converge e que acontece nos dias 4 e 5 de setembro no Rio de Janeiro, reunirá representantes do Governo e dirigentes do setor para discutir e debater as principais questões que envolvem o mercado satelital.

A Embratel Star One e a Claro hdtv participarão de painéis que discutirão as tecnologias que podem permitir o controle e o rastreamento de aviões e navios sem a intervenção humana, as perspectivas de mercado para operadoras de satélites e as novas demandas de capacidade para TV e DTH. Mais informações pelo site www.teletime.com.br/eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!