A América Móvil comunicou ao mercado nesta quarta-feira, 21, que assegurou os fundos necessários para financiar totalmente o pagamento da oferta pública feita pela companhia holandesa KPN. Assim, a companhia mexicana (controladora da Claro, Embratel, Net e Star One no Brasil) submete no mesmo dia a oferta à autoridade do mercado financeiro da Holanda (AFM). A empresa afirma que entrou em linhas de crédito com instituições financeiras para o financiamento completo da oferta, mas não revelou quais.
A oferta pela KPN será feita pela subsidiária do grupo mexicano, a Carso Telecom B.V.. A expectativa é que, uma vez aprovada pela AFM, a oferta seja publicada em setembro.
A América Móvil ofereceu 7,2 bilhões de euros pelo grupo KPN no começo do mês, valor que afirma ser 35,4% acima da média das ações da holandesa nos últimos 30 dias. Com isso, o grupo do bilionário Carlos Slim deverá também abocanhar a operadora móvel alemã E-Plus, que a Telefónica Deutschland pretendia comprar por 5 bilhões de euros e 17,6% de participação no braço alemão do grupo espanhol.