Radiodifusão prevê dificuldades na canalização para todos os serviços

A SET, Sociedade de Engenharia de Televisão, defende a necessidade de ajustes na canalização de TV no Brasil, disse a presidente da associação, Liliana Nakonechnyj, na abertura do Congresso SET nesta terça, 21, em São Paulo. Segundo ela, há novas tecnologias que demandam espectro, referindo-se ao serviço de banda larga 4G, e que o maior desafio é liberar espectro sem deixar de contemplar a possibilidade de regionalização da TV aberta e gratuita. Trata-se de um discurso já adotado pela radiodifusão há algum tempo. O setor teme que a readequação do espectro termine congelando a canalização, acabando com a possibilidade de liberação de novos canais para geradoras regionais.

Notícias relacionadas
Para Liliana, o ponto de partida é o trabalho de planejamento de canais já desenvolvido pela Anatel. No entanto, destaca, os ajustes necessários não serão simples. "Ajustar no papel é rápido", ironizou. Na prática, explicou a presidente da SET, qualquer mudança demanda adaptações nas antenas transmissoras e, em alguns casos, até a mudança da localização das antenas de transmissão de TV. "É necessário prever um prazo para este tipo de adaptação, antes do início do 4G", disse.

Ainda no painel de abertura do evento, Daniel Pimentel Slaviero, presidente da Abert, lembrou que o maior desafio na liberação da faixa dos 700 MHz para os serviços de banda larga é não prejudicar a radiodifusão aberta e gratuita. A este noticiário, afirmou que a entidade manterá uma postura "dura" em defesa da garantia de não interferência nos sinais da radiodifusão por outros serviços e na oferta de novos canais de TV. Ele destaca que o Ministério das Comunicações tem mantido aberta a possibilidade de diálogo com o setor.

Genildo Lins, secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Minicom, disse no evento que o governo não tomará qualquer decisão sem que a população e a radiodifusão tenham certeza de que não haja riscos à TV aberta.

Evento

Nos próximos dias 29 e 30 de agosto acontece em Brasília o Painel TELEBRASIL, em que a questão do espectro deve ser colocada pelas operadoras de telecomunicações. Além da presença de todos os presidentes de teles e do ministro Paulo Bernardo, o evento terá ainda a presença do presidente da Abert, Daniel Slaviero. Mais informações pelo site www.paineltelebrasil.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!